MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Na região serrana, ações reforçam a importância do leite materno para as crianças

Atividades fazem parte da campanha “Agosto Dourado”

Por Redação Multiplix
07/08/18 - 16:40
Na região serrana, ações reforçam a importância do leite materno para as crianças Campanha do Ministério da Saúde visa qualificar profissionais e ressaltar a necessidade do leite materno para bebês. | Foto: Divulgação / Ministério da Saúde

Com o intuito de reforçar a importância da amamentação e do leite materno para a saúde da criança, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Agosto Dourado”. As ações também têm por objetivo a qualificação dos profissionais de saúde que atuam na orientação e incentivo ao aleitamento materno. Na Região Serrana, diversas atividades serão desenvolvidas em Nova Friburgo e Teresópolis, visando chamar a atenção para a campanha.

Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica envolveu na programação as Unidades Básicas de Saúde do Município, Unidades de Saúde da Família e o Hospital Maternidade Mário Dutra de Castro. Dentre as atividades planejadas estão salas de espera e grupos educativos nas Unidades Básicas de Saúde, sessão de cinema no Hospital Maternidade para as mulheres internadas e acompanhantes, exposição de fotos e experiências nas Unidades Básicas de Saúde, Seminário sobre o aleitamento materno para os profissionais de saúde, e fechando o mês, o Curso IHAC - Iniciativa do Hospital Amigo da Criança e o Cuidado Amigo da Mulher.

A subsecretária Ariadina Heringer, destacou a importância de se oferecer um bom serviço à população.

“A nossa maternidade é uma das poucas no estado com o título de Amiga da Criança e do Cuidado à Mulher. Por isso estamos promovendo cursos visando manter a qualidade do cuidado oferecido na nossa rede pública”, destacou.

A Prefeitura de Teresópolis informou que a Divisão de Programas da Secretaria de Saúde da cidade promove diversas ações de conscientização e promoção do aleitamento materno, como seminários e oficinas nos PSF´s (Programa de Saúde da Família) e UBS`s (Unidades Básicas de Saúde) do município. Além disso, no próximo dia 23, às 13h, acontece o seminário ‘Amamentação é a Base da Vida’, no ambulatório do Unifeso (Rua Ten. Luís Meireles, 783 - Bom Retiro), com a participação da médica Conceição Salomão, chefe da Divisão de Programas da Secretaria Municipal de Saúde. Há muitos anos atuando na promoção do aleitamento materno, a doutora Conceição realiza, com sua equipe, um trabalho de acolhimento e orientação de mães com dificuldades para amamentar ou com problemas pós-parto. Esse trabalho é feito no Centro Materno Infantil (CMI), onde são oferecidos vários serviços voltados para esse público, como o Teste do Pezinho.

O CMI funciona no prédio anexo ao Centro Administrativo Manoel Machado de Freitas (Av. Lúcio Meira, 375, Várzea). O Teste do Pezinho é feito segundas, quartas e sextas, a partir das 12h. O slogan da Campanha do Ministério da Saúde é “Amamentação é a Base da Vida”, e busca ressaltar a importância do leite materno para o desenvolvimento das crianças até dois anos, sendo exclusivo até os primeiros seis meses de vida, orientação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, além de estimular o vínculo entre a mãe e o bebê. Para o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, é preciso incentivar a amamentação assim como a doação de leite também.

“Quanto mais tempo as crianças são amamentadas, mais elas adquirem resistência às doenças. A mulher que amamenta tem benefícios para sua saúde. Peço que as mães além de amamentar, que também doem leite, que é fundamental para crianças que necessitam de leite materno. Estamos trabalhando para ampliar o número de salas de amamentação nas empresas e dentro dos nossos serviços de saúde”, destacou o ministro.

Confira a programação completa em Nova Friburgo:

06/08  – Grupo de Aleitamento materno na USF de Nova Suíça;

07/08 - Grupo de Aleitamento materno na USF de São Pedro da Serra;

08/08 – Grupo de Aleitamento materno na USF de Campo do Coelho, Varginha, Lumiar e Olaria IV;

09/08 - Grupo de Aleitamento materno na USF de Riograndina e Amparo;

09/08 - manhã - Sala Dourada : Atividades educativas junto as Mães no grupo de amamentação na Policlínica Silvio Henrique Braune

13/08 - Sessão Cinema No Hospital Maternidade Mario Dutra de Castro para as Puérperas e gestantes hospitalizadas: Filme “Marte precisa de mães”;

14/08 - Grupo de Aleitamento materno na USF de Stucky;

16/08 às 9h – Seminário “Amamentação é a Base da Vida”, organizado pela Subsecretaria de Atenção Básica, em parceria com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde e o HMMDC para os profissionais de saúde a ser realizado na Policlínica Silvio Henrique Braune;

30 e 31/08- Encerrando o mês dourado a Secretaria Municipal de Saúde promoverá mais uma etapa do Curso IHAC- Curso da iniciativa Hospital Amigo da Criança e o Cuidado Amigo da Mulher – para os profissionais do HMMDC.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.