MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Museu Histórico Nacional disponibiliza 500 pinturas on-line

Obras que retratam a família imperial e paisagens históricas podem ser visitadas em galerias virtuais

Por Sara Schuabb
10/12/18 - 15:20
Museu Histórico Nacional disponibiliza 500 pinturas on-line Obras podem ser visitas na galeria virtual do museu | Foto: Reprodução/Museu Histórico Nacional/Ibram

Para quem não pode descer a serra, o Museu Histórico Nacional (MHN), situado na Praça XV, no Rio de Janeiro, disponibilizou 500 obras do acervo de pinturas em sua plataforma virtual http://mhn.acervos.museus.gov.br/.

A partir de curadoria feita pelo MHN, estão disponíveis, nessa primeira etapa do projeto, três exposições inéditas: “Marinhas – De Martino”, “Retratos do Império” e “Paisagens Cariocas”, com informações detalhadas sobre cada obra.

O visitante pode percorrer galerias de obras de períodos históricos e visualizar retratos da família imperial, paisagens cariocas desde os tempos coloniais a telas de batalhas navais representativas da história brasileira.

D. João VI, o rei que não usava coroa

Na exposição Retratos do Império, o visitante pode visualizar telas do imperador Dom João VI, que decretou a vinda de imigrantes suíços para a fundação de Nova Friburgo, em 1818. Entre os retratos, destaca-se a pintura mais conhecida de Jean-Baptiste Debret, realizada em 1817, que mostra o rei em traje majestático.

Uma curiosidade observada nas telas é sobre o estilo dos monarcas portugueses, que, diferentemente de outras monarquias europeias, não usavam coroa. É possível observar, em todos os retratos, a coroa apenas sobre uma almofada ao lado de Dom João VI, como no ato de sua aclamação em 1818.

D. João deixou como legado para Brasil, dentre outros feitos, a abertura de portos, a fundação do Jardim Botânico e da Biblioteca Nacional no Rio, além do primeiro banco do país, o Banco do Brasil, criado em 1808. Também renovou o ensino de artes com a chegada da Missão Artística Francesa, em 1817, que deu origem à Academia Imperial de Belas Artes – que se tornou posteriormente a Escola Nacional de Belas Artes.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.