MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Multas, suspensão e cassação: saiba onde e como recorrer

Central do Detran-RJ ajuda motoristas a recorrer das infrações

Por Redação Multiplix
10/02/20 - 16:11
Multas, suspensão e cassação: saiba onde e como recorrer Motorista pode recorrer online ou nos departamentos espalhados pelo estado | Foto: Banco de Imagem

A Central de Multas e Recursos do Detran-RJ ajuda aos motoristas que desejam recorrer de infrações como multas, processos de suspensão e até cassação. As solicitações podem ser feitas online ou presenciais.

De acordo com o Detran-RJ, após o motorista receber a notificação com a autuação e discordar com a intimação, poderá entrar com um recurso em defesa prévia. “A atenção tem que ser dada ao prazo que consta na notificação”, afirma o Detran.

O recurso pode ser feito pela internet, para facilitar o motorista que não precisa se deslocar a uma unidade do Detran. Mas, se preferir, pode procurar um dos departamentos espalhados pelo estado do Rio.

“Se for uma fase de notificação de multa e não um processo de suspensão ou cassação, é possível informar o real infrator no prazo de 15 dias a contar do recebimento da autuação ou então na data limite para a troca de real infrator se a notificação especificar uma data limite para esta troca”, destaca a Central de Multas e Recursos do Detran-RJ.

O andamento do recurso pode ser acompanhado pelo site do Detran, onde o motorista fica sabendo se o mesmo foi deferido ou indeferido. A Central de Multas e Recursos também informa que se o processo foi indeferido, ainda caberá mais um prazo, descrito na notificação da penalidade, para outro recurso em primeira instância, este na Junta Administrativa de Recursos de Infrações.

Nesta fase do processo, até quem não entrou com recurso de defesa prévia ainda quando era uma autuação, pode recorrer. E se o caso for indeferido mais uma vez, o motorista pode recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito, o Centran. “Nesse caso será em segunda instância, a fase final do processo administrativo”, finaliza o Detran.

Nos casos de suspensão e cassação o passo a passo é o mesmo. Mas neste caso o motorista recebe uma notificação de instauração de processo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.