MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MP e MPT discutem acordo de cooperação técnica para ações conjuntas na Região Serrana

Reunião entre representantes das instituições prevê uma aproximação que estabelece parcerias entre os órgãos fiscalizadores

Por Redação Multiplix
11/12/18 - 10:07
MP e MPT discutem acordo de cooperação técnica para ações conjuntas na Região Serrana Nova Friburgo é uma das cidades que estarão incluídas em um possível acordo | Foto: João Luccas Oliveira

Buscando um compartilhamento de informações e ações conjuntas entre instituições, na última semana, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado (MPRJ), Eduardo Gussem, recebeu o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, Fábio Goulart Villela, e o coordenador da Procuradoria do Trabalho em Nova Friburgo, Jefferson Luiz Maciel Rodrigues, para tratar de um acordo de cooperação técnica entre os órgãos fiscalizadores.

O acordo visa abranger temas relacionados à Saúde, à terceirização na gestão pública e ao sistema prisional. No encontro, Fábio Villela apresentou uma minuta de termo de cooperação, a ser analisado pelas duas instituições, com uma proposta de aproximação que estabelece parcerias, atuações conjuntas estruturadas, troca de informações e capacitação nessas três áreas.

“Buscamos a união de forças para complementar a atuação entre as instituições”, afirmou Villela.

Entre os exemplos mencionados de aplicação desta parceria está o da necessidade de controle e fiscalização dos contratos das Organizações Sociais (OSs), tanto em relação à tutela do trabalhador, quanto ao de supostos desvios nessas contratações pelo poder público.

“Estamos projetando uma proposta de ajustamento de conduta junto aos 13 municípios da Região Serrana para que o MPRJ seja um integrante ativo a fim estabelecer normas para as terceirizações e medidas estruturantes de controle”, exemplificou o procurador do Trabalho Jefferson Rodrigues. Outra proposta é a de estudar projetos conjuntos em relação ao trabalho do preso.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, recebeu o documento e apresentou ao procurador-chefe do MPT a plataforma digital “MP em Mapas”. Gussem mostrou a iniciativa do MPRJ para compartilhamento de dados abertos de diversas instituições que busca garantir maior transparência e eficiência do poder público e o aprimoramento dos serviços à sociedade. Também houve uma visita às instalações do Laboratório de Análise de Orçamentos e Políticas Públicas (LOPP/MPRJ) e seu trabalho de acompanhamento da execução orçamentária do Estado e dos municípios. Os representantes do MPT, por sua vez, apresentaram ao MPRJ projetos como a Plataforma Big Data do Trabalho Decente e observatórios digitais.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.