MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Movimentação é grande nos cartórios do interior neste último dia para regularização do título

Serviços podem ser realizados até às 19h ou também pela internet

Por Kessia Coutinho
04/05/22 - 15:07
Movimentação é grande nos cartórios do interior neste último dia para regularização do título Movimento no TRE em Nova Friburgo nesta quarta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Termina nesta quarta-feira, 4, o prazo para emitir ou regularizar o título de eleitor para as eleições gerais que acontecem em outubro. Desde cedo, é intensa a movimentação nos cartórios do interior do Rio.

Em Nova Friburgo, na Região Serrana, a procura já era grande logo no início dos atendimentos no prédio do antigo fórum, onde existem duas zonas eleitorais.

Na maior cidade da Região dos Lagos, Cabo Frio, a situação também era parecida. Muitas pessoas, a maioria jovens, aguardaram na fila para emitir o primeiro título. Houve espera antes mesmo da abertura do cartório.

Na cidade, o policiamento foi reforçado nas ruas no entorno do prédio.

Movimento no TRE, em Cabo Frio, na manhã desta quarta-feiraMovimento no TRE, em Cabo Frio, na manhã desta quarta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Mas os serviços também podem ser feitos pela internet. De acordo com a Justiça Eleitoral, esse é o prazo legal para que sejam concluídos o cadastro de todo o eleitorado apto a votar nas eleições.

A partir desta quinta-feira, 5, o cadastro eleitoral será fechado e não serão permitidas alterações nos dados dos eleitores.

No dia 11 de julho, o TSE vai divulgar o número de eleitores aptos a votar no pleito deste ano.

Veja como ficar em dia com a Justiça Eleitoral:

Presencial

Para realizar o processo de forma presencial, o cidadão deve ir ao cartório eleitoral que atende a região da sua residência com os seguintes documentos originais:

  • RG original, CTPS emitida em meio físico, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) e certidão de nascimento ou casamento;

  • Comprovante de endereço, em nome do eleitor (pode ser conta de luz, conta de telefone), que contenha o endereço e seja recente;

  • Comprovante de quitação do serviço militar (homens entre 18 e 45 anos) para o primeiro

Em Nova Friburgo, o título pode ser emitido no TRE que fica localizado praça Getúlio Vargas, no Centro.

Já em Cabo Frio, o TRE funciona na rua Gustavo Beranger, 267, no bairro Vila Nova.

Pela Internet

Por meio do site oficial ‘TítuloNet’, é possível verificar pendências no título de eleitor, requerer a primeira via do documento, fazer a transferência de município de votação e alterar os dados pessoais.

Para realizar o processo é necessário documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Também é necessária uma foto tipo 'selfie' segurando o documento oficial de identificação.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os cidadãos que fizerem as solicitações até às 23h59 desta quarta-feira serão atendidos.

O tribunal esclarece que é preciso aguardar a análise dos pedidos, que deverão ser respondidos em até 30 dias. O andamento das solicitações também pode ser acompanhado pela internet.

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

O segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será no dia 30 do mesmo mês.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.