MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Montanhismo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Reconhecimento da prática esportiva é marco importante para a preservação da atividade

Por Redação Multiplix
15/02/21 - 14:05
Montanhismo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro Montanha Cabeça de Dragão, com 2.082m, é um dos atrativos mais frequentado do núcleo Três Picos | Foto: Maicon Rocha

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na última quinta-feira, 11, um projeto de lei que considera a prática do montanhismo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. O reconhecimento é um marco importante para a preservação da atividade e foi comemorado pelas principais federações de montanhismo do estado.

A Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) e a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) levantam a bandeira de preservação da prática há anos. Através de nota publicada no site e nas redes sociais, a Femerj comemorou a decisão.

“Este reconhecimento é um marco importante para o estímulo e para preservação do montanhismo como uma destacada atividade esportiva e recreativa secular que possibilita a experiência de uma vivência responsável em ambientes naturais, tanto em termos ambientais, como de segurança física”, destacou a nota.

A decisão teve apoio do deputado Carlos Minc, defensor da ecologia e conservação ambiental. A justificativa do projeto de lei explicita a importância desse reconhecimento.

“O montanhismo sintetiza a comunhão do homem com a natureza como poucas atividades. A experiência adquirida em mais de um século de montanhismo atribui uma característica única em relação à inegável responsabilidade com que ele é praticado hoje no Rio de Janeiro, tanto em termos de segurança física quanto ambiental”, destaca o texto do projeto de lei.

No estado do Rio de Janeiro, a Femerj atua em parceria com diversas Unidades de Conservação (UCs) para o manejo da atividade de montanhismo e a visitação das áreas naturais.

Na Região Serrana do Rio, além das belezas naturais, a prática do montanhismo é muito comum, principalmente no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, além do Parque Estadual dos Três Picos, presente em Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e também em Teresópolis.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.