MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Menos da metade das vias públicas de Nova Friburgo são arborizadas

No Dia da Árvore, fica evidente a necessidade de ampliar áreas verdes pelo município

Por Redação Multiplix
21/09/18 - 09:48

De acordo com o IBGE, quase 40% das vias públicas de Nova Friburgo são arborizadas. Mas o número poderia ser bem maior se a população conservasse os espaços urbanos. Por outro lado, a falta de um planejamento urbano e de preocupação com o meio ambiente impedem que esse número seja melhor.

Hoje, dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. E diante dos dados do IBGE fica evidente a necessidade de ampliar áreas verdes pelo município. Confira na reportagem de Barney Campos!

Atualização:

Segue nota da Prefeitura de Nova Friburgo, na íntegra, a respeito dos temas abordados na reportagem:

"A respeito das solicitações feitas acima, a Prefeitura de Nova Friburgo informa que a responsabilidade pela manutenção das calçadas e pela sarjeta em que há prédios particulares é do proprietário do imóvel, conforme regulamentado por lei municipal. A Secretaria de Meio Ambiente realiza periodicamente a fiscalização dos espaços em que há dificuldades que ferem a acessibilidade do pedestre, como o piso inadequado, por exemplo. Contudo, como a demanda é grande para o tamanho reduzido da equipe, a secretaria tem priorizado o atendimento por demandas e tem, desta forma, notificado as propriedades identificadas com piso irregular.

Vale destacar que a maioria dessas árvores são de grande porte e foram plantadas, na época, sem critério, já que são incompatíveis com o meio urbano e possuem em suas raízes a característica de levantarem o pavimento.

Trata-se de uma questão delicada, pois ao mesmo tempo em que é preciso atender a necessidade de viabilizar espaços acessíveis, há também a legítima preocupação de respeitar a questão ambiental e considerar que realizar podas, sem a devida autorização, configura um crime ambiental.

O Município está planejando o Manual de Calçadas,que define uma série de questões e esta é uma dela, e irá ainda elaborar um Plano de Manejo de Arborização Urbana, presente na maioria das grandes cidades.

E por fim, a Prefeitura informa também que é realizado sim dois tipos de serviços de poda. Um deles é feito por equipes da Secretaria de Serviços Públicos, após laudo emitido por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente orientando, após criteriosa análise da situação, de que forma deve ser feito o corte. Além disso, há também a poda preventiva em casos de interferência da árvore com a fiação elétrica, nos casos que há a apresentação de risco à população. Neste caso, o serviço é feito pela concessionária de energia. Moradores que sentirem a real necessidade de execução do serviço, devem acionar a Secretaria de Serviços Públicos, que irá dar seguimento aos procedimentos necessários para tal.

O contato pode ser feito pelo (22) 2525-9124, de segunda à sexta, em horário comercial."


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.