MENU

Portal Multiplix

Teresópolis ganha aplicativo Recicla Terê que informa sobre pontos de coleta de recicláveis

Ferramenta também mostra a rota dos caminhões e fala sobre a separação correta dos resíduos

Por Isadora Jaron
18/11/20 - 10:35
Teresópolis ganha aplicativo Recicla Terê que informa sobre pontos de coleta de recicláveis Aplicativo está disponível apenas para Android | Foto: Reprodução/Play Store

Os moradores de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, ganharam um aplicativo que informa sobre os pontos de coleta de recicláveis.

O Recicla Terê tem o objetivo principal de oferecer à população mais informações sobre a separação correta do lixo para facilitar e agilizar a coleta seletiva do município.

A ferramenta foi desenvolvida através de uma parceria da Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e a Associação de Catadores de Teresópolis.

O app está disponível apenas para Android e é de caráter informativo, contendo dados sobre os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), orgânicos, lixo eletrônico, pilhas e baterias e também não recicláveis.

A ferramenta conta com a localização exata dos ecopontos que estão disponíveis na cidade e o usuário pode saber qual é o mais próximo da sua residência ou trabalho por meio do mapa. As rotas do caminhão da coleta seletiva também estão disponíveis no aplicativo, com períodos do dia e bairros disponíveis.

"Esse app vai ser fundamental para ampliar a divulgação do Recicla Terê e com isso aumentar o volume de lixo reciclável coletado. Mais que um programa ambiental, o Recicla Terê tem um foco social e ajuda a gerar renda para muitas famílias. A cada mês o valor arrecadado pela associação com a venda do material tem crescido consideravelmente. São pessoas que antes trabalhavam no aterro sanitário e que agora têm a dignidade de uma renda fruto de seu trabalho. Quanto mais a população separa o lixo para a coleta, aumentamos também a renda dessas pessoas", disse o secretário de Meio Ambiente, Flávio Castro.

Coordenador do curso de Ciência da Computação, o professor Laion Manfroi explicou como o trabalho foi realizado.

“Tivemos a participação de dois alunos do curso atuando como desenvolvedores, eu como professor/gestor do projeto e uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente, em reuniões semanais para definições e acompanhamento”, finalizou.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.