MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Queimadas atingiram cidades da Região Serrana neste final de semana

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, de sexta a domingo, ocorreram 50 registros de incêndio na área de abrangência do 6ºGBM

Por Matheus Oliveira
16/09/19 - 16:03
Queimadas atingiram cidades da Região Serrana neste final de semana Áreas de vegetação queimadas estão por todo o território de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O final de semana foi de muitas queimadas em cidades da Região Serrana, como Nova Friburgo e Santa Maria Madalena, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O número de incêndios em vegetação vem sendo uma constante na primeira quinzena deste mês e durante todo o inverno.

Conforme dados do 6º GBM, a corporação atendeu 18 ocorrências de fogo em vegetação na última sexta-feira, dia 13 de setembro, 12 no sábado e outras 20 no domingo em toda a área de abrangência da corporação. O major Bruno França, subcomandante do 6º GBM, destaca que a maioria foi combatida, como a que ocorreu no Caledônia, no bairro Cascatinha, em Nova Friburgo.

A única ocorrência ainda sendo combatida é a da Rua Cristina Ziede, no Centro, próximo ao bairro Vilage, onde o fogo começou ainda no último sábado e aumentou de forma considerável no domingo.

Segundo o major Bruno França, em Santa Maria Madalena o incêndio foi de grandes proporções. Ele conta que o fogo ocorreu em uma fazenda na área do Parque Estadual do Desengano, que abrange municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes. O militar indica que se fez necessário o uso de aeronaves, tanto em Nova Friburgo quanto em Santa Maria Madalena.

O Major Bruno detalhou a operação para combater tantos focos de incêndio de forma simultânea.

Em razão da quantidade de queimadas, o Comandante do Comando de Bombeiros de Área da Região Serrana (CBA), o coronel Simão, e o subcomandante, coronel Alexandre Pitaluga, viram a necessidade de estarem presentes nas cidades serranas e assumirem o comando das operações. Além disso, acionamos a Operação Extinctus, onde temos autorização para solicitar o reforço de outros grupamentos de bombeiros. Em Nova Friburgo, contamos com oficiais de Teresópolis e Petrópolis. Já em Madalena, existem bombeiros de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, explica.

Ele destaca ainda que o 6º GBM vem chamando militares que não estavam de plantão para ajudar a combater os focos de incêndio. Por fim, ele afirma que a maior parte dessas ações, possivelmente, é decorrente de ação humana e que o tempo seco colabora para a propagação do fogo.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.