MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Quaresmeiras tomam avenida de Nova Friburgo

Florescimento róseo-arroxeado acontece próximo à época da Quaresma

Por Sara Schuabb
21/02/19 - 16:33
Quaresmeiras tomam avenida de Nova Friburgo A espécie de árvore é comum na Mata Atlântica e floresce próximo à Quaresma | Foto: João Luccas Oliveira

Nesta época que antecede o Carnaval, quem passa pela Avenida Galdino do Vale Filho, à margem do Rio Bengalas, em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro, pode vislumbrar a floração róseo-arroxeada das quaresmeiras, também conhecidas como flores-da-quaresma. Elas compõem belos cenários que lembram obras impressionistas de Monet.

A designer Ingra Scart, que trabalha e caminha na avenida, diz que as quaresmeiras são antigas na cidade e nesta época em que estão floridas ajudam a amenizar o trânsito intenso que passa por ali: “costumo me encontrar com meus filhos na hora do almoço e fazemos uma caminhada pela avenida, por onde sempre observamos as diferentes árvores à margem do rio. Tem a época das Cerejeiras e agora dessas lindas flores roxas, que tornam a avenida mais agradável em meio ao forte movimento de caminhões de carga e automóveis que passam cortando a cidade”, diz.

O nome Quaresma é por seu florescimento ser na época que antecede a data homônima cristã e por apresentar tonalidades roxo e rosa, que remetem à Paixão de Cristo e às vestimentas da Igreja Católica usadas nesse período. De acordo com a Igreja, a quaresma é o tempo litúrgico de conversão e de preparação para a festa da Páscoa, que dura quarenta dias. Tem início na Quarta-feira de Cinzas do Carnaval e termina no Domingo de Ramos, que é o que antecede a Páscoa.

A casa que pertenceu ao médico e ex-prefeito de Friburgo, Galdino do Vale Filho, também tem flor-de-quaresmaA casa que pertenceu ao médico e ex-prefeito de Friburgo, Galdino do Vale Filho, também tem flor-de-quaresma | Foto: João Luccas Oliveira

Essa espécie de árvore é muito comum na Mata Atlântica. Dentre suas características, destaca-se também a copa frondosa, encorpada, com cerca de 8 a 12 m de altura, tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, com casca lisa e de coloração esbranquiçada. As folhas são simples e cobertas de pelos em ambas as faces.

Assim como em Nova Friburgo e outros municípios da Região Sudeste, esse tipo de árvore é comum na arborização de ruas estreitas com rede elétricas, por não crescer muito e também é considerada de rápido desenvolvimento, indicada em reflorestamentos.

Detalhes de uma flor-de-quaresmaDetalhes de uma flor-de-quaresma | Foto: João Luccas Oliveira


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.