MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ganha segundo livro comemorativo neste sábado

AdmirAves – Aviflora reúne 100 das 294 espécies de aves registradas na área de conservação

Por Redação Multiplix
06/08/20 - 10:29
Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis ganha segundo livro comemorativo neste sábado Livro será bilíngue e vai reunir informações sobre as aves da região | Foto: Divulgação/Unifeso

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, completou 11 anos no dia 6 de julho. Para celebrar a data, o local vai ganhar um segundo livro comemorativo: “AdmirAves - Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis”.

O lançamento será realizado neste sábado, 8 de agosto, às 10h, na sede de Santa Rita. Desta vez, a edição será bilíngue e vai reunir informações de 100 das 294 espécies de aves registradas na área de conservação ambiental.

O primeiro livro, “Montanhas de Teresópolis - Parque Municipal 10 anos”, foi lançado em comemoração ao aniversário de uma década de existência do parque, em 6 de julho de 2019. A iniciativa é da Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) em parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente.

As imagens que estão na segunda edição foram feitas pelos professores e egressos do Unifeso, além de fotógrafos conhecidos. Os textos, que compõem as imagens, trazem aspectos biológicos, culturais e curiosidades sobre as aves. O novo livro traz QR Codes onde o leitor pode ter mais informações.

Entre os registros, aparecem as espécies de Beija-flor, de Gavião e de Coruja, além do Tucano-de-bico-preto, do Tucano-de-bico-verde, Bacurau, Mãe-da-Lua e uma variedade colorida e encantadora de aves, de todo tipo de plumagem e tamanho.

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis é considerado a maior unidade de conservação de proteção integral criada por um município fluminense.

Verônica Albuquerque, reitora do Unifeso e autora do livro, falou sobre essa nova edição:

A ideia de fazer o segundo livro surgiu quando ainda estávamos escrevendo o primeiro, afinal, o parque é um espaço ideal para a observação de aves

O livro “AdmirAves - Aviflora do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis” conta com sete autores e a colaboração do ornitólogo Jeffrey Podos, da Universidade de Massachusetts/EUA.

Quem assina as ilustrações do livro e dos posters que vão estar expostos no parque é a egressa do curso de Ciências Biológicas do Unifeso, Bárbara Dias.

“O primeiro capítulo da obra fala sobre a Mata Atlântica, o segundo sobre Teresópolis e o terceiro lista as aves, com fotos e textos a respeito de cada uma delas. Existem ainda capítulos com projeções futuras com foco no turismo de observação de aves e outros destinados à educação ambiental, onde ressaltamos que as aves silvestres não são pets, falamos sobre as árvores que são atratoras [que atraem] de aves, as estratégias para comedouros e selecionamos livros infantis que abordam o tema”, finalizou Verônica.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.