MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MPRJ cobra, na Justiça, que Cedae comprove a qualidade da água no estado do Rio

Companhia estatal passa por crise no abastecimento em diversas regiões de todo território fluminense

Por Matheus Oliveira
21/01/20 - 15:20
MPRJ cobra, na Justiça, que Cedae comprove a qualidade da água no estado do Rio Cedae terá de comprovar qualidade da água após ação do MPRJ | Foto: Banco de Imagem

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ingressou, na última semana, com uma petição na Justiça de cumprimento de sentença para determinar que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE) dê publicidade a mais de 70 laudos comprobatórios da qualidade da água disponibilizada à população do Estado do Rio.

A empresa estatal é responsável pelo abastecimento de água em pelo menos seis cidades da Região Serrana: Bom Jardim, Macuco, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Teresópolis e Sumidouro.

Em razão da medida, a CEDAE disponibilizou em seu portal, laudos comprobatórios da qualidade da água, mas que não cumprem o que foi requerido em recomendação expedida pelo GAEMA/MPRJ.

De acordo com o MPRJ, a medida é necessária para comprovar o adequado monitoramento e avaliação da potabilidade da água distribuída aos consumidores. Por isso, requer que a empresa apresente o resultado de todas as medições e análises laboratoriais realizadas em amostras de água tratada na saída da Estação de Tratamento de Água do Rio Guandu e em todos os pontos de coleta ao longo da rede de distribuição, nos últimos quatro anos.

A CEDAE também deve apresentar um plano de ação que contenha prática transparente, eficaz e contínua de monitoramento e avaliação da potabilidade da água a ser fornecida aos consumidores, bem como de verificação da rede de distribuição, incluindo práticas efetivas de gestão e comunicação das informações aos órgãos ambientais e de saúde pública, bem como aos consumidores, adotando as medidas necessárias para sanar toda e qualquer inconformidade encontrada nas amostras de água que comprometam a qualidade desta para consumo humano e doméstico em atendimento aos parâmetros técnicos fixados pelo Ministério da Saúde.

Falta de abastecimento e má qualidade

Vale lembrar que na última semana, moradores de Bom Jardim, relataram ao Portal Multiplix que água tem ficado escura e a população está sem o abastecimento regular. Segundo os residentes, algumas pessoas chegam a ficar 15 dias sem água e quando o serviço retorna, a água apresenta um coloração mais escura.

Em razão disso, a populações vem se mobilizando através das redes sociais para reivindicar melhorias no serviço.

Vale lembrar que na cidade do Rio de Janeiro, a água vem apresentando cor escura, cheiro desagradável e gosto de terra em diversos bairros. Algumas cidades da Baixada Fluminense também sofrem com o problema.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.