MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MPF realiza operação contra a pesca ilegal em praias de Búzios

Foram apreendidas redes de espera próximas da costa, o que é proibido por lei

Por Redação Multiplix
06/08/21 - 10:32
MPF realiza operação contra a pesca ilegal em praias de Búzios Operação do MPF foi realizada nas praias de Búzios | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Uma operação contra a pesca ilegal foi realizada nesta quinta-feira, 5, na cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio. O Ministério Público Federal, a Marinha, a 7ª Unidade de Policiamento Ambiental da Polícia Militar e a prefeitura participaram da ação nas praias Rasa e Armação.

Foram apreendidas redes de espera próximas da costa, o que é proibido por lei, e devolvidos ao mar todos os animais encontrados presos. De acordo com o MPF, o foco principal era a pesca de arrasto, cuja fiscalização foi prejudicada por um acidente com a hélice de uma embarcação do município.

"Em toda a Região dos Lagos, o MPF vem dialogando sobre as regras de pesca que beneficiem a todos, realizando fiscalização sobre as atividades ilegais a pedido dos próprios pescadores", afirma o procurador da República, Leandro Mitidieri.

O Portal Multiplix aguarda um balanço da operação realizada nessa quinta-feira.

Segundo o ministério, outras fiscalizações estão previstas para que seja cumprido o que foi acordado com os pescadores em pelo menos duas reuniões.

Ainda na Região dos Lagos, a Lagoa de Araruama, considerada a maior laguna hipersalina do mundo, entrou em período de defeso no último domingo, 1º, e a pesca no local ficará proibida até o dia 31 de outubro. Ela estende-se pelos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Durante esse período, toda atividade de pesca de qualquer modalidade, profissional ou amadora, será considerada ilegal, sujeita à multa, apreensão de material e até prisão. O objetivo é combater a ação predatória e preservar as espécies.

"No defeso, as guardas das cidades que margeiam a Lagoa se unem e realizam diversas ações, como retirada de estacas do fundo da lagoa, apreensão de material de pesca, como redes com malhas pequenas e rede de arrasto, entre outras. O patrulhamento será constante durante o dia e à noite todos os dias”, explica a secretária de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, Aglaia Olegário.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.