MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MP e Prefeitura de Cabo Frio querem fim de ocupações irregulares no Parque do Mico-Leão-Dourado

Ação civil pública pede que moradores dos imóveis desocupem voluntariamente as construções em um prazo de 180 dias

Por Redação Multiplix
16/06/21 - 10:14
MP e Prefeitura de Cabo Frio querem fim de ocupações irregulares no Parque do Mico-Leão-Dourado MPRJ e Cabo Frio ajuízam ação para remover ocupações irregulares do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado | Foto: Divulgação/Prefeitura de Cabo Frio

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, entraram com uma ação civil pública contra ocupantes de imóveis construídos de forma irregular no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado.

A ação requer que os moradores desocupem voluntariamente as construções em um prazo de 180 dias, sob pena de que, após esse período, o município de Cabo Frio seja autorizado a promover a desocupação, demolindo as residências e dando início ao processo de recuperação ambiental da área.

Na ação, o MP e o Executivo cabo-friense relatam que o parque possui propriedades anteriores ao ato de sua criação, denominadas Áreas de Ocupação Antiga, e áreas de ocupação recente e ilegais, denominadas Áreas de Invasão e que não possuem licença ou autorização do poder público. No total, cerca de 100 imóveis, entre regulares e irregulares, existem no local.

Ainda segundo a ação, o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado foi criado com o objetivo de proteger a flora e a fauna locais e de promover pesquisas científicas, mas o local observa, atualmente, uma ocupação desordenada e o parcelamento irregular do seu interior, o que contribui para a crescente vulnerabilidade do seu ecossistema.

Dentre os impactos ambientais negativos causados pelas ocupações irregulares, têm sido identificados: perda de fauna nativa, aumento da caça, contaminação do lençol freático, supressão de vegetação de Mata Atlântica e eliminação da faixa de proteção do rio São João, ocupação das margens do rio Gargoá, desmatamento, captura e comercialização de micos-leões-dourados, furto de energia elétrica e captação irregular de água subterrânea, entre outros.

“As lesões ao meio ambiente são muitas e colocam em risco, dia após dia, o bioma que se pretende tutelar e a própria razão de ser do parque municipal, motivo pelo qual a proteção imediata se faz necessária, adequada e proporcional, já que as edificações não são passíveis de regularização, por expressa previsão legal. Noutro giro, a reparação do dano ao meio ambiente é direito fundamental indisponível e imprescritível, de modo que inexiste direito à degradação”, diz um dos trechos da ação.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.