MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

MP determina prazo de 7 dias para que Inea e prefeitura vistoriem obra em mangue de Cabo Frio

Construção do empreendimento no bairro Ogiva é alvo de investigações devido aos possíveis riscos ao meio ambiente

Por Déborah Carvalho
05/07/22 - 11:55
MP determina prazo de 7 dias para que Inea e prefeitura vistoriem obra em mangue de Cabo Frio MP investiga denúncias de que a empresa responsável pela obra estaria obstruindo os canais | Foto: Marcelo Gah

A construção de um empreendimento de luxo no Mangue do bairro Ogiva, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, ganhou mais um capítulo nesta semana. O licenciamento emitido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o tamanho da propriedade e o impacto ambiental da obra continuam sendo questionados na Justiça.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, expediu nessa segunda-feira, dia 4, um ofício à Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio e ao Inea para que verifiquem possíveis danos ao manguezal existente no interior da obra.

O documento informa que entre os dias 27 e 30 de junho, a promotoria recebeu diversas mensagens de membros da sociedade civil relatando que o responsável pelo empreendimento teria interrompido o fluxo de águas de alguns canais, o que poderia colocar o mangue em risco.

O promotor de Justiça Vinicius Lameira, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, realizou uma reunião sobre o tema na última sexta, dia 1°, com ambientalistas, oceanógrafos e representantes do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ).

Nesta segunda, ele esteve no local e foi informado sobre a realização de intervenções que possivelmente causariam danos ao manguezal.

O MPRJ determinou um prazo de sete dias para que a Secretaria de Meio Ambiente de Cabo Frio e o Inea realizem uma vistoria no local para checarem as denúncias. O Ministério Público já havia solicitado ao Inea, na última semana, um pedido de vistoria de urgência na área.

A construção foi iniciada em março deste ano. O MP investiga denúncias de que a empresa responsável pelo empreendimento estaria obstruindo com madeira e concreto os canais de comunicação que liga o Mangue de Ogiva e a lagoa.

No último sábado, dia 2, um grupo de ambientalista realizou, mais uma vez, um ato na região para cobrar as autoridades, exigindo que manguezal seja preservado. Essa foi a segunda manifestação do grupo no local.

O Inea afirmou que recebeu nessa segunda, 4, o ofício do MP. O órgão informou que o documento será encaminhado para a área técnica responsável para análise.

O Portal Multiplix entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio e ainda aguarda um posicionamento sobre o assunto.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.