MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lagoa de Geribá, em Búzios, vai receber investimentos para revitalização

Projeto pretende urbanizar o entorno da lagoa, mas preservando a fauna e flora local

Por Redação Multiplix
23/06/21 - 15:41

A Lagoa de Geribá, em Armação dos Búzios, vai receber investimentos do Fundo Municipal de Meio Ambiente que serão aplicados na revitalização do local. 

Segundo a prefeitura, o projeto está em andamento e entrará em fase de licitação no mês de julho. A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre de 2021 e sejam concluídas no primeiro semestre do próximo ano. O Conselho Municipal de Meio Ambiente já aprovou o plano de ação e os investimentos podem chegar a R$ 6 milhões, que serão fiscalizados pela pasta responsável.

Uma das principais preocupações é preservar o bosque na altura do Parque das Acácias, enquadrado como Área de Preservação Permanente, localizado junto à lagoa. Além da recuperação dessas áreas, o projeto pretende realizar uma urbanização com pista de caminhada, ciclovia e decks para a prática do turismo de observação. A ciclovia terá cerca de três metros de largura com seis acessos entre os bairros. A iluminação será feita por postes abastecidos com energia solar.

Ainda de acordo com a prefeitura, a revitalização vai ligar o canto esquerdo de Geribá ao "Posto do Ceceu" através da pista de caminhada e ciclismo que vai contornar a lagoa. Também serão diagnosticados os pontos de ligações clandestinas que despejam esgoto sanitário de maneira irregular e ilegal no corpo hídrico, o que pode resultar em advertências previstas na legislação de crimes ambientais. A Secretaria de Ambiente, Pesca e Urbanismo informou que já vem notificando esses pontos e solicitando a ligação com a rede correta. 

O plano de ações também prevê que um estudo seja elaborado para iniciar o processo de purificação da água e que dispense a dragagem física com maquinários, o que é menos agressivo ao ambiente, preservando a fauna e a flora local.

Após o início da urbanização da Lagoa de Geribá, a Secretaria de Ambiente, Pesca e Urbanismo vai criar um outro projeto para revitalizar a Lagoa da Ferradura. Segundo a pasta, esse plano seria mais viável por se tratar de uma área com poucas invasões.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.