MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Empresa anuncia melhorias em estações de tratamento de cidades da Região Serrana

Confira quais vão ser as intervenções e qual a estimativa de duração das obras da Cedae, em Bom Jardim e Santa Maria Madalena

Por Redação Multiplix
06/12/19 - 14:42
Empresa anuncia melhorias em estações de tratamento de cidades da Região Serrana Melhorias visam aumentar a vazão e oferecer um serviço melhor para a população | Foto: Banco de Imagem

As cidades de Bom Jardim e Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio de Janeiro, vão receber obras de melhoria da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae) nos próximos meses, segundo a empresa. A expectativa é de que as intervenções sejam concluídas em até três meses.

Em Bom Jardim, as obras vão contemplar a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) local de 22 litros/segundo para 25 litros/segundo. A intervenção é parte de um amplo programa que prevê a aquisição de uma nova ETA que irá duplicar a vazão atual. O projeto está em fase de elaboração, com previsão de início em 2020.

Outra ação na serra fluminense vai ser a instalação de novos equipamentos na ETA de Santa Maria Madalena, com a construção de tubulações que irão conectá-los à unidade de tratamento.

A empresa também realiza melhorias na ETA que abastece o município de Sapucaia, que está sendo totalmente revitalizada, com novas instalações elétricas; pintura geral; montagem do telhado; além de manutenção e recuperação de equipamentos. Também estão sendo reformadas as dependências da unidade.

Falta de abastecimento de água era recorrente

Vale lembrar que em fevereiro deste ano, o Portal Multiplix produziu uma matéria relatando reclamações dos moradores com o serviço de fornecimento de água em Bom Jardim. Na época, segundo informações de uma moradora, a falta e a má qualidade da água que chegam nas casas são constantes e vêm gerando transtornos para os cidadãos bom-jardinenses. Tal situação fez com que o vereador Michel Soares entrasse na Justiça contra a Cedae.

De acordo com a fotógrafa Juliana Tostes, o problema é recorrente, chegando a ficar três dias sem água e os moradores ficam sem resposta da concessionária sobre o problema. Em março deste ano, a situação seguia a mesma. Segundo a moradora do bairro Bom Destino, Deydi Vogas, de 23 anos, o abastecimento de água ocorre a cada três dias e, depois, a população ficava sem o serviço, gerando dificuldades para a realização de tarefas como lavar roupa e tomar banho.

Em nota, na época, a Cedae informou que "o volume de chuvas em Bom Jardim está bem abaixo do esperado para esta época do ano, o que acaba reduzindo a quantidade de água disponível nos mananciais que abastecem o município. Some-se a isso as altas temperaturas registradas na região nas últimas semanas, gerando aumento do consumo de água e, consequentemente, reduzindo a pressão no abastecimento nos bairros Jardim Ornelas, Bem-Te-Vi e Bom Destino”.

Em função disso, a empresa afirmou que estava realizando manobras para reforçar o abastecimento em toda a região. Vale ressaltar a importância dos imóveis possuírem sistema de reservação interno (cisterna/caixa d'água) apropriado ao consumo de cada unidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.