MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dez anos do Parque Montanhas de Teresópolis terá lançamento de selo e livro

Fim de semana também terá série de atividades gratuitas para a campanha “Um dia no Parque”

Por Matheus Oliveira
19/07/19 - 17:14
Dez anos do Parque Montanhas de Teresópolis terá lançamento de selo e livro Parque Municipal é um espaço propício para quem deseja ficar em contato com a natureza | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis faz dez anos de existência neste final de semana e terá uma série de atrações para comemorar a data.

Neste sábado, dia 20 de julho, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, e o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) lançam um selo comemorativo e o livro ‘Montanhas de Teresópolis – Parque Municipal 10 anos’. A edição colorida conta com a colaboração dos visitantes. Vários frequentadores enviaram imagens e depoimentos, que podem ser conferidos no capítulo intitulado ‘Mural do Visitante’.

Já no domingo, 21, a unidade de conservação terá programação para marcar a participação do município no movimento nacional ‘Um dia no Parque’.

O Parque Municipal fica localizado na estrada Fazenda Alpina, s/nº, em Santa Rita. O acesso à localidade do 2º Distrito é feito na altura do Km 74 da Rodovia BR-116 (Estrada Rio-Bahia).

Programação de domingo

Uma série de atividades gratuitas no domingo marca a participação de Teresópolis na campanha nacional ‘Um dia no Parque’. O movimento tem o objetivo de mostrar às pessoas que, perto delas, provavelmente há uma Unidade de Conservação (UC) e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo.

A data 21 de julho foi escolhida por ser próxima à data da promulgação da lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) em 2000.

Atividades ao ar livre para adultos, jovens e crianças, trilha guiada, muro de escalada, slackline, exposições, material de montanha e comidas locais estão na programação, das 9h às 14h.

Haverá ainda palestras sobre os temas ‘Singularidades da Pedra da Tartaruga’, com Diogo Marassi, e ‘Quero escalar’, com Thiago Bessa. A oficina ‘Organização de mochila e equipamentos de escalada’ será ministrada por Amarildo Chermont. Participação e apoio do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), Clube Desbravadores do Brasil, Climb Center e #Unidos Cuidamos – Coalizão Pró-Unidades de Conservação da Natureza.

História do Parque

Criado em 6 de julho de 2009, o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis tem uma área de 4.397 hectares. Abrange parcialmente alguns bairros, entre eles: Caleme, Posse, Salaco e Campo Grande – na cidade, Santa Rita e Ponte Nova – no interior. Faz limite com Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto.

Possui em seu território uma imponente cadeia de montanhas, onde se destacam afloramentos rochosos como as pedras da Tartaruga, do Camelo e de Santana. A unidade de conservação também protege nascentes e importantes remanescentes florestais, que abrigam significativas espécies da fauna e flora do bioma Mata Atlântica, na região.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.