MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ação conjunta é realizada para agilizar despoluição da Lagoa de Geribá, em Búzios

Ao todo, 43 moradores foram notificados por causa de ligações de esgoto irregular

Por Vinícius Pereira
10/11/21 - 16:09
Ação conjunta é realizada para agilizar despoluição da Lagoa de Geribá, em Búzios Lagoa tem mais de 100 mil metros quadrados e está localizada em uma das áreas mais nobres da cidade | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

Uma ação conjunta foi realizada nesta semana em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, para ampliar a coleta de esgoto, diminuindo o despejo irregular na Lagoa de Geribá.

O lago tem mais de 100 mil metros quadrados e está localizado em uma das áreas mais nobres da cidade.

A iniciativa da prefeitura e da Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, aconteceu nas ruas ao entorno da lagoa, no bairro Manguinhos. As equipes auxiliaram os moradores a interligarem o sistema dos imóveis à rede coletora que já havia sido instalada no ano passado.

A prefeitura informou que já notificou 43 moradores de casas que tinham ligações irregulares. Miguel Pereira, vice-prefeito e secretário de Obras e Saneamento de Búzios, disse que a interligação na rede é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. A fossa domiciliar deve ser desativada e uma nova ligação precisa ser feita no ponto disponibilizado em frente a cada casa ou comércio.

“Essa é uma ação necessária para preservar a Lagoa de Geribá. Vamos ajudar as pessoas que foram notificadas e continuar com a fiscalização, afinal, é muito importante que cada um faça a sua parte. Caso algum morador não efetue a ligação, iremos tomar as medidas cabíveis”, afirmou o secretário.

Funcionários auxiliaram os moradores Funcionários auxiliaram os moradores | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

De acordo com a concessionária, toda a rede coletora está interligada ao sistema de esgoto, levando o efluente à estação elevatória que atende a localidade e bombeando para a estação de tratamento no bairro São José, que opera em nível terciário, com desinfecção por raio ultravioleta, e tem capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia.

“À medida com que vamos avançando com a implantação da rede separativa, cabe à população se conectar a ela. A ligação impede que o esgoto extravase nas ruas, retorne para as casas ou polua o meio ambiente” explicou José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos.

Outros locais do balneário contam com o sistema separador absoluto, como João Fernandes, Ferradura, Praia dos Ossos, Geribá, Centro e Alto de Búzios.

Para o prefeito Alexandre Martins, esses são os primeiros passos para a despoluição da Lagoa de Geribá: “São ações como esta que contribuem para a qualidade de vida, tanto dos moradores quanto da saúde da lagoa”.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.