MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Médicos brasileiros que vão substituir cubanos devem começar a trabalhar em Friburgo na próxima segunda

Das 13 vagas abertas em edital do programa Mais Médicos, 11 já foram preenchidas, segundo a Prefeitura Municipal

Por Matheus Oliveira
04/12/18 - 10:13
Médicos brasileiros que vão substituir cubanos devem começar a trabalhar em Friburgo na próxima segunda Unidades de saúde de Nova Friburgo devem receber os novos profissionais através do programa Mais Médicos na próxima semana | Foto: Amanda Tinoco/Arquivo

Os médicos brasileiros que se inscreveram para substituir os cubanos que deixaram o programa Mais Médicos, do governo federal, já começaram a atuar em diversas cidades do país. Em Nova Friburgo não é diferente. Segundo a Prefeitura, das 13 vagas destinadas ao município no edital do Ministério da Saúde, 11 já foram preenchidas até o momento. Ainda de acordo com o Executivo Municipal, os novos profissionais devem começar a atuar nas unidades de saúde da cidade a partir da próxima segunda-feira, dia 10 dezembro.

Em nota do Portal Multiplix, a Prefeitura de Nova Friburgo, informou que “na próxima sexta, dia 7, haverá uma reunião para validação do cadastro e eles começam a trabalhar na cidade, no próximo dia 10”.

No município de Nova Friburgo, os médicos do programa do governo federal vindos de Cuba atuavam desde 2014. Na cidade, já foram 16 médicos no total. Antes do fim da estadia dos caribenhos no país, 11 médicos atuavam nos postos de saúde da cidade serrana. Os profissionais começaram a deixar o País no fim de novembro.

Saída do Mais Médicos

Em novembro, o governo de Cuba retirou os seus profissionais de saúde do acordo de cooperação técnica com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que permitia que médicos cubanos trabalhassem no Brasil através do programa Mais Médicos.

O comando da ilha caribenha alegou como motivo para retirar seus profissionais do programa, o fato de Bolsonaro ter feito "referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos", além de "declarar e reiterar que modificará termos e condições do Programa Mais Médicos, com desrespeito à Organização Pan-Americana da Saúde e ao conveniado por ela com Cuba, ao pôr em dúvida a preparação de nossos médicos e condicionar sua permanência no programa à revalidação do título e [ter] como única via a contratação individual”.

Já o presidente eleito do Brasil afirmou que Cuba se retirou do programa “por não aceitar rever esta situação absurda que viola direitos humanos”.

“Atualmente, Cuba fica com a maior parte do salário dos médicos cubanos e restringe a liberdade desses profissionais e de seus familiares. Eles estão se retirando do Mais Médicos por não aceitarem rever esta situação absurda que viola direitos humanos. Lamentável”, escreveu em suas redes sociais.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de uma ação do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, o programa prevê, ainda, mais investimentos para construção, reforma e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação desses profissionais.

Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.