MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Matrículas abertas para os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs)

Confira a lista de documentos que deve ser enviada às escolas

Por Redação Multiplix
09/02/21 - 14:38
Matrículas abertas para os Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) Matrículas devem ser feitas no site do Cecierj | Foto: Reprodução/Cecierj

A Rede CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) está com inscrições abertas, em todo o Estado do Rio de Janeiro, para os novos alunos que queiram ingressar nos estudos, nas instituições da rede estadual de ensino e administradas pela Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As aulas do CEJA são voltadas para quem está fora da idade escolar e deseja concluir os estudos dos ensinos Fundamental e Médio.

Para se matricular, os interessados devem entrar no site. Após o procedimento, é necessário encaminhar um e-mail para a escola onde o aluno deseja estudar anexando os documentos exigidos. A lista completa está disponível no site do Cecierj.

Quem deseja concluir os estudos do Ensino Fundamental, deve ter, pelo menos, 15 anos, e mais de 18 anos para o Ensino Médio.

Na CEJA, o aluno estuda conforme a sua disponibilidade, através de uma plataforma online adequada para o ensino semipresencial. O estudante conta sempre com o apoio de professores no estudo das diferentes disciplinas e o material didático é disponibilizado gratuitamente, em sistema de empréstimo, na escola ou no ambiente virtual de aprendizagem.

“As nossas instituições educacionais estão voltadas para acolher e possibilitar aprendizagens significativas aos estudantes, sejam jovens ou adultos fora da idade escolar. É dando oportunidade de inclusão, respeito e incentivo que possibilitaremos a inclusão e concretização dos sonhos dos nossos alunos”, afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Dr. Serginho.

Já o presidente da Fundação Cecierj, Jorge Roberto Pereira, destaca que a Rede CEJA oferece o ensino semipresencial desde a década de 70 e há 8 anos utiliza uma plataforma online adequada para essa modalidade, o que facilita a aprendizagem.

"O aluno da Rede CEJA encontra todas as possibilidades para terminar seus estudos, seja através da plataforma, ou com auxílio presencial dos nossos professores, além de toda equipe envolvida nessa importante iniciativa", comenta o presidente.

Como se matricular?

  • Veja qual é a escola mais perto clicando no link
  • Faça a pré-matrícula no site
  • Após a pré-matrícula, o aluno deve encaminhar um e-mail para a escola onde deseja estudar enviando os documentos necessários
  • A confirmação da matrícula será realizada pelo mesmo e-mail que o aluno enviou os documentos
  • O aluno receberá a confirmação da matrícula com as seguintes orientações para iniciar seus estudos de casa: como e o que estudará; número de matrícula e vídeo explicativo de como acessar a plataforma online de ensino
  • Os documentos originais deverão ser apresentados, obrigatoriamente, quando a unidade escolar voltar a funcionar presencialmente
  • Em caso de dúvidas, o aluno pode entrar em contato, por telefone ou e-mail, diretamente com a escola pretendida

Documentos necessários

  • Carteira de Identidade (RG)
  • CPF
  • Comprovante de residência atualizado
  • Histórico Escolar ou declaração de escolaridade ou comprovação de aproveitamento do ENEM ou ENCCEJA ou Provão dos Exames Supletivos
  • Certidão de Nascimento ou casamento
  • Certificado militar (sexo masculino)

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.