MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Martinho da Vila volta a Duas Barras para show no Festival Sesc de Inverno

Artista prepara apresentação em sua cidade natal e concedeu entrevista exclusiva ao Portal Multiplix

Por Luisa Machado
26/07/19 - 13:44
Martinho da Vila volta a Duas Barras para show no Festival Sesc de Inverno Martinho da Vila foi embora de Duas Barras, com a família, aos 4 anos | Foto: Divulgação

“Nos arredores, Cantagalo, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim”, já dizia o samba “Meu off Rio”. Foi ali, bem no caminho, na Fazenda do Cedro Grande, em Duas Barras, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que nasceu Martinho José Ferreira ou, como ficou conhecido nacionalmente, Martinho da Vila.

Filho de lavradores, quando tinha 4 anos de idade, a família se mudou para a Serra dos Pretos-Forros, que divide a Zona Oeste da Zona Norte do Rio de Janeiro. Aos 20, Martinho servia ao Exército brasileiro e trabalhava como escrevente e contador, mas também se dedicava ao samba e fazia parte da extinta escola Aprendizes da Boca do Mato, onde ficou até 1965.

Foi nesse momento em que a história de Martinho se cruzou com a história da escola de samba Unidos de Vila Isabel, e começou a participar da composição de sambas enredo, dos ensaios e da organização da escola. Em 1970, já usando o sobrenome da agremiação, sua carreira como cantor, compositor e ritmista deslanchou e Martinho, agora da Vila, passou a se dedicar exclusivamente à música. Em 1988, em uma homenagem à cultura do povo negro ancestral, apresentou o samba-enredo “Kizomba”, que levou a Vila Isabel ao primeiro lugar do carnaval carioca.

Sempre consciente da história de luta de seus antepassados negros, além de sambista, Martinho da Vila também fez e ainda faz história como influenciador do movimento negro e pobre no Brasil. Sua obra é reconhecida por apresentar críticas sociais e políticas. Em entrevista exclusiva ao Portal Multiplix, Martinho não pensa duas vezes antes de dizer:

“O Brasil de hoje é atípico, com retrocessos democráticos e um poder executivo com tendência absolutista.”

A fala foi resposta à pergunta sobre o que pensa a respeito do movimento negro na atualidade. Aliás, a política e a ancestralidade negra são temas presentes em suas obras literárias, assim como os laços familiares, a língua portuguesa e, é claro, a cidade em que nasceu. O artista fundou uma editora em 1999, tendo publicado sete livros e oito crônicas.

Minha carreira como escritor é composta de 15 livros, entre crônicas, biografias, ensaios, romances e literatura infantil. Praticamente em toda a minha literatura tem Duas Barras e o bairro de Vila Isabel.

O artista voltou a Duas Barras pela primeira vez depois que deixou o município quando foi convidado para receber uma homenagem prestada pela prefeitura. Na ocasião, descobriu que a fazenda em que havia nascido estava à venda. Não pestanejou: comprou o imóvel e, desde então, visita a cidade com frequência.

Todo o acervo de obras literárias e musicais de Martinho da Vila, entre os quais os títulos de Cidadão Carioca, Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, Comendador da República (Grau de Oficial) e a Ordem do Mérito Cultural (pela contribuição à cultura brasileira), encontra -se na Sala Martinho da Vila, que fica na praça Governador Portela, no Centro de Duas Barras.

Apresentação em Duas Barras no Festival Sesc de Inverno**

Em sua música, “Meu off-Rio”, Martinho da Vila desafia os ouvintes a descobrir onde fica o seu “lugar especial”, descrito com detalhes pelo artista como um refúgio da correria carioca.

"Na entrada há um vale / Que é encantado / Tem cavalgada, tem procissão / As cachoeiras principais de lá são duas /E a barra é limpa porque lá não tem ladrão / Tomo cachaça com os amigos / Lá em Cachoeira Alta / E na Queda do Tadeu, churrasco ao lago"

E é nesse clima de “refúgio” e tranquilidade que o artista fará apresentação em Duas Barras, pelo Festival Sesc de Inverno, neste domingo, 28 de julho, às 20h. A entrada é gratuita.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.