MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Mais de 10 mil homens foram acometidos pelo câncer de pênis no Brasil nos últimos anos

País está entre as cinco nações com maiores números de ocorrências da doença

Por Redação Multiplix
22/02/21 - 16:41
Mais de 10 mil homens foram acometidos pelo câncer de pênis no Brasil nos últimos anos A doença também aparece, principalmente, entre pessoas com menor grau de instrução e renda | Foto: Banco de Imagem

O câncer de pênis, mesmo que ainda considerado raro em países desenvolvidos, está afetando milhares de homens no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e mostram que já foram 10.265 brasileiros com a doença entre 2016 e 2020.

Esse tipo de câncer pode deixar sequelas físicas e psicológicas, as vezes irreparáveis. Com isso, o Brasil está entre os cinco países com os maiores números de ocorrências da doença, junto com o Quênia, Uganda, Egito e a Índia.

Os dados do Inca ainda mostram que o câncer de pênis representa cerca de 2% dos casos de neoplasias malignas diagnosticadas entre homens no Brasil. As regiões Norte e Nordeste são as que registram mais ocorrências. A doença também aparece, principalmente, entre pessoas com menor grau de instrução e renda.

Já de acordo com o Ministério da Saúde, a proporção de internações se manteve relativamente estável ao longo dos últimos anos.

  • 2016: 1.961 internações
  • 2017: 2.017 internações
  • 2018: 2.142 internações
  • 2019: 2.194 internações
  • 2020: 1.951 internações

A pasta tem um projeto-piloto para o desenvolvimento de ações de cuidado integral e prevenção do câncer de pênis no âmbito da Atenção Primária à Saúde, lançado em novembro do ano passado. Já foram destinados R$ 20 milhões para o projeto que ainda está em fase experimental.

Higiene íntima

Em entrevista à Agência Brasil, o membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) de São Paulo, o urologista Felipe de Paula, diz que a maioria dos casos de câncer de pênis poderia ser evitado com os cuidados básicos com a higiene íntima.

“É preciso higienizar muito bem o pênis, mas não só sua parte exterior. É necessário expor a glande, ou seja, a cabeça do pênis; colocá-la para fora do prepúcio [camada de pele retrátil que cobre a extremidade do órgão] e lavá-la bem”, orienta o urologista, destacando que a presença de fimose pode aumentar o risco de surgimento de lesões e dificultar a lavagem adequada da glande (que deve ser feita apenas com água e sabonete ou sabão), aumentando o risco de surgimento de um tumor.

Os dados ainda mostram que os pacientes demoram a procurar um médico para averiguar os sinais. Com a pandemia da Covid-19, o diagnóstico precoce também foi prejudicado. Com isso, os tumores podem se agravar.

O tratamento, se diagnosticado em estágio inicial, tem alta taxa de cura. Além disso, pode ser feito por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, de acordo com cada caso.

Os casos também são mais frequentes em homens a partir dos 50 anos de idade, porém, também pode atingir os mais jovens.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.