MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Maio Laranja: Nova Friburgo tem programação de combate à exploração sexual infantil

Também dentro da campanha, governo do estado do Rio sancionou uma lei para estimular as denúncias contra a violência infantil

Por Natalia Amorim
18/05/22 - 14:55
Maio Laranja: Nova Friburgo tem programação de combate à exploração sexual infantil Só este ano, já foram registradas 4.486 denúncias de abusos sexuais contra crianças no Brasil | Foto: Banco de imagem

Dados da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos apontam: a maioria das denúncias de violência sexual é contra crianças e adolescentes. Entre as denúncias de violações contra os direitos humanos deste público, cerca de 18% estão relacionados à exploração sexual.

E para trazer o assunto à tona, a Campanha Maio Laranja vêm, há duas décadas, informando, sensibilizando e convocando a participação de toda a sociedade em defesa dos direitos desses menores.

Algumas cidades do interior do estado do Rio desenvolveram algumas ações sobre o tema e Nova Friburgo, na Região Serrana, é uma delas.

Atividades

A prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social, elaborou uma programação que começa a ser desenvolvida já a partir desta quarta-feira, 18, e ao longo dos próximos dias:

  • 18/05 (quarta-feira) – 10h às 16h: ação na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas, em parceria com o Sest/Senat.

  • 19/05 (quinta-feira) – a partir das 14h: roda de conversa nos Cras (Centro, Olaria, Campo do Coelho e Conselheiro Paulino).

  • 01/06 (quarta-feira) – das 13h30 às 17h: seminário sobre enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes na Estação Cidadania, na antiga Praça Ceus, na Via Expressa, em Olaria.

O polo na cidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) também promoverá um debate sobre o assunto na próxima terça-feira, dia 24.

Com o tema “Prevenção à violência sexual na infância após o isolamento social”, o evento será gratuito e aberto ao público, a partir das 18h, no auditório do instituto.

Os interessados devem fazer a inscrição de participação aqui.

O Instituto de Saúde de Nova Friburgo, unidade de ensino superior da Universidade Federal Fluminense (UFF), está localizado na rua Dr. Silvio Henrique Braune, 22, Centro – Nova Friburgo.

Dados da violência infantil no Brasil

Entre janeiro e dezembro do ano passado, foram contabilizados 18.681 registros de abuso sexual infantil. Já em 2022, até o momento, foram registradas 4.486 denúncias.

“A infância é uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano e um evento traumático nessa fase pode ser determinante para a fase adulta. Por isso, é importante protegê-la”, alertou o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha.

Ele alerta ainda que o abusador pode estar dentro de casa ou ser alguém próximo à família.

De acordo com levantamento de 2021, o cenário da violação que aparece com maior frequência nas denúncias é a residência onde vítima e suspeito moram, a casa da vítima e a casa do suspeito. O padrasto e a madrasta, e o pai e a mãe estão entre os maiores suspeitos nos casos.

Em quase 60% dos registros, a vítima tinha entre 10 e 17 anos. Em cerca de 74%, a violação é contra meninas.

Denúncias

O Disque 100, serviço para denúncias sobre violações de direitos humanos, recebe por dia, 37 relatos de crimes de violência sexual contra menores no Brasil. Até abril deste ano, das mais de 4.000 denúncias, 790 envolviam meninos.

  • As ligações para o Disque 100 são anônimas e podem ser feitas 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados.

  • A ONDH também dispõe de site, aplicativo (Direitos Humanos Brasil), WhatsApp (61-99656-5008) e Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasilbot”), que oferecem os mesmos serviços de escuta qualificada.

No caso das crianças e adolescentes, a denúncia também pode ser realizada por meio do Aplicativo Sabe - Conhecer, Aprender e Proteger.

Lei estadual é sancionada para estimular denúncias

O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou e publicou uma lei, na última sexta-feira, dia 13, determinando que condomínios residenciais e comerciais mantenham em áreas comuns e de circulação, cartazes ou placas divulgando os canais oficiais para denúncias de violência e negligência contra crianças e adolescentes.

A medida passará a valer daqui a 90 dias.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.