MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Macuco recebe projeto de esgotamento sanitário do Comitê Rio Dois Rios

Projeto inclui implantação de rede de coleta, estações elevatórias e estação de tratamento

Por Redação Multiplix
26/06/19 - 11:48
Macuco recebe projeto de esgotamento sanitário do Comitê Rio Dois Rios Representantes do Comitê de Bacia Rio Dois Rios entregam projeto de saneamento para a Prefeitura de Macuco | Foto: Divulgação/CBH-R2R

Macuco, município da Região Serrana do Rio, recebeu, no dia 19 de junho, o projeto para implantação de um sistema de esgotamento sanitário do Comitê Rio Dois Rios (CBH-R2R). Atualmente a cidade dispõe de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que atende apenas um bairro.

O município foi selecionado em primeiro lugar nos editais do comitê. O investimento total do CBH-R2R nesta ação, com a finalização do contrato, é de R$ 134.235,60. O projeto inclui implantação de rede de coleta, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Macuco, Firmo Daflon, a implantação do projeto é apenas o começo do processo de melhoria dos serviços. “Com este projeto em mãos, conseguiremos pleitear recursos para a obra junto ao governo federal e fazer com que 100% do esgoto do município seja tratado”, diz o secretário.

“Investir em saneamento é investir não apenas em meio ambiente, mas em saúde pública. Por isso, a gente se inscreveu e procurou cumprir bem cada etapa do processo seletivo, para dar o primeiro passo e buscar o que é melhor para nossa cidade”, destacou o prefeito de Macuco, Bruno Boaretto.

A área de atuação do CBH-R2R compreende os municípios de Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Itaocara, Macuco e São Sebastião do Alto, inseridos integralmente na região de atuação do comitê, e, ainda, parcialmente, os municípios de Carmo, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Fidélis e Trajano de Moraes.

Em 2015, o CBH-R2R hierarquizou os municípios da área de abrangência do comitê para receber estudos e projetos para seu sistema de esgotamento sanitário, financiados com a cobrança pelo uso da água. Para auxiliar na busca de recursos em fundos estaduais e federais, o comitê vem auxiliando no financiamento de projetos de saneamento. Segundo o CBH-R2R, Cordeiro e Santa Maria Madalena serão os próximos a receberem os projetos para implantação de um sistema de esgotamento sanitário.

Esgotamento sanitário na Região Serrana

Um levantamento realizado pelo Portal Multiplix, em maio de 2019, municípios da Região Serrana do Rio e com base em dados do IBGE, mostra que, das 12 cidades analisadas, nenhuma tem 100% de esgotamento sanitário adequado e a maioria não possui tratamento.

No caso de Macuco, com 5.574 habitantes, 97,4% de esgotamento sanitário do município é considerado adequado. Mas a cidade possui tratamento parcial, com somente uma Estação de Tratamento de Esgoto, que abrange um bairro.

Sobre o Comitê de Bacias Hidrográficas

O Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios (CBH-R2R) é um órgão estadual que tem como objetivo promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos da região.

Uma das iniciativas do comitê é elaborar projetos com os municípios para que esses tenham condições de correr atrás de recursos para a área de saneamento básico.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.