MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Lei que institui sistema de cores de bengalas para identificar graus de deficiência é criada no RJ

Determinação também prevê ações de conscientização, além de palestras em escolas públicas e privadas

Por Redação Multiplix
04/01/22 - 14:33
Lei que institui sistema de cores de bengalas para identificar graus de deficiência é criada no RJ Cores das bengalas vão identificar níveis de deficiência visual de cidadãos fluminenses | Foto: Divulgação/Alerj

O governador Cláudio Castro sancionou a lei que cria a campanha Bengala Longa, que institui um sistema de cores de bengalas para identificar os diferentes graus de deficiência visual dos cidadãos.

A lei 9.539/21, de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), foi publicada no Diário Oficial dessa segunda-feira, 3.

A campanha prevê o uso de bengalas:

  • Brancas para pessoas com perda total da visão

  • Verdes para as que têm comprometimento significativo

  • Vermelhas com branco para pessoas surdo-cegas

As bengalas poderão ter uma anilha de luz de Led para facilitar o reconhecimento noturno.

O significado das cores será divulgado pelas secretarias de Saúde, de Educação e de Direitos Humanos.

“As ‘bengalas longas’ são dobráveis, normalmente feitas de alumínio. O termo foi criado para diferenciar essa órtese das ‘bengalas curtas’, usadas por pessoas com dificuldade de locomoção”, explicou a autora.

O programa também prevê ações de conscientização para o atendimento dessas pessoas, além de palestras nas escolas públicas e privadas sobre a identificação das bengalas e os direitos das pessoas com deficiência.

As escolas poderão fornecer a bengala na cor solicitada mediante avaliação biopsicossocial. A medida deverá ser regulamentada pelo Executivo.

Multa por fraude

As pessoas que usarem as bengalas com o intuito de fraudar uma deficiência serão multadas em R$ 370,53 (100 UFIR-RJ), dobrada em caso de reincidência.

As multas serão destinadas para o Fundo de Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (FUPDE), responsável por gerir recursos e financiar as atividades do Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE).

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.