MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Justiça suspende a adoção de placas do Mercosul no Brasil

A decisão tem caráter provisório e foi pedido pela Associação das Empresas Fabricantes de Placas Automotivas

Por Matheus Oliveira
12/10/18 - 15:39
Justiça suspende a adoção de placas do Mercosul no Brasil Rio de Janeiro é o único estado que já vem adotando as placas Mercosu. | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em decisão liminar da Desembargadora Federal Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a adoção de placas do Mercosul foi suspensa na última quarta-feira, dia 10 de outubro. A decisão tem caráter provisório.

O pedido de suspensão foi feito pela Associação das Empresas Fabricantes e Lacradoras de Placas Automotivas de Santa Catarina (Aplasc). A decisão foi tomada por dois motivos, segundo a magistrada: a resolução que implementou as placas estabelecia a responsabilidade pelo credenciamento dos fabricantes era do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mas segundo a desembargadora o Código de Trânsito Brasileiro determina que tal função é do Detran.

A juíza também afirma na decisão "a União não traz nenhum argumento que legitime a transferência de atribuição quanto ao credenciamento das empresas pelo Denatran, embora traga como justificativa a necessidade de solucionar problema relacionado ao direcionamento das atividades a determinadas empresas e o monopólio existente no setor."

O segundo motivo é que o Brasil deveria promover a troca de informações e um sistema de consultas para informar a população a respeito das placas.

"É impensável a adoção de um novo modelo de placas automotivas, que com certeza vai gerar gastos ao usuário, sem a contrapartida da implementação do sistema de informação integrado, sob pena de inverter indevidamente a ordem das coisas, pois a mudança do modelo visa a viabilizar a integração das informações com vistas à maior segurança e integração entre os países signatários do tratado."

As placas começaram a ser instaladas no estado do Rio de Janeiro e até 1º de dezembro, as outras unidades federativas deveriam realizar a troca. No Rio, as mesmas aconteciam desde 11 de setembro, mas o novo padrão não era reconhecido pelo sistema do Detran-RJ.

A troca era obrigatória apenas para carros novos, transferidos de município ou de proprietário, e em outras situações que exigiam a medida. As placas ao estilo Mercosul possuem quatro letras e três números, diferente do padrão antigo. A cor de fundo é branca. As patentes foram lançadas em 2014, mas a sua implantação foi adiada por três vezes.

As cores de fonte são:

  • Veículos de passeio - cor preta

  • Veículos comerciais - vermelha

  • Carros oficiais - azul

  • Veículo em teste - verde

  • Diplomáticos - dourado

  • De colecionadores - prateado


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.