MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Justiça proíbe governo do Rio de gastar até que aplique percentual mínimo na Saúde

Decisão judicial exclui as contratações efetuadas nas áreas da saúde, segurança, educação e as que permitirem o aumento da receita orçamentária

Por Redação Multiplix
11/04/19 - 11:24
Justiça proíbe governo do Rio de gastar até que aplique percentual mínimo na Saúde Governo do Estado do Rio terá que apresentar plano de como investirá 12% de suas receitas na Saúde | Foto: Divulgação/Palácio Guanabara

A 13ª Vara de Fazenda Pública do Estado do Rio concedeu liminar favorável à ação ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, que proíbe o Governo do Estado de efetivar novas contratações até que seja apresentado planejamento para investir o percentual mínimo de 12% de suas receitas na área de saúde.

A determinação judicial exclui as contratações efetuadas nas áreas da saúde (englobando saneamento), segurança, educação e as que permitirem o aumento da receita orçamentária.

Na decisão, o Judiciário ressalta a preocupação do Poder Executivo com o gerenciamento dos recursos públicos diante da grave crise econômica e social que se abateu sobre o estado nos últimos anos. “Todavia, não há notícia nos autos de que a contenção das despesas resultará na majoração do repasse de recursos à Secretaria Estadual de Saúde”, destaca a decisão.

Em novembro de 2017, a 15ª Câmara Cível acolheu os argumentos da ação civil pública (ACP) ajuizada pelo MPRJ e determinou o restabelecimento de liminar que exigia a retomada dos repasses no percentual mínimo de 12% da receita estadual mensal em despesas na área da Saúde e a criação de uma conta exclusiva para o Fundo Estadual de Saúde, o que não ocorreu até o momento.

Na ação, o MPRJ destaca que o governo vinha efetuando repasses abaixo do custo mensal da rede de saúde e que não cumpriu regras de controle contábil e bancário. Segundo levantamento da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde da Capital, em 2017 o estado não aplicou mais do que 5,1% de sua receita anual vinculada.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.