MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Jovem friburguense se destaca em projeto de consultoria global e participa de evento na Coreia do Sul

O estudante de administração, Osvaldo Lucho Neto, integra a equipe da ICON, prestadora de serviços para grandes corporações mundiais

Por Matheus Oliveira
18/01/19 - 12:32
Jovem friburguense se destaca em projeto de consultoria global e participa de evento na Coreia do Sul Osvaldo Lucho Neto, à direita na foto, participa de programa que busca apresentar soluções para grandes empresas no mundo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cidade de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, é referência em diversas áreas de mercado como economia, comunicação e indústria. Atualmente, um friburguense se destaca em um trabalho de consultoria internacional que reúne estudantes interdisciplinares ao redor do planeta em busca de estratégias e resultados para algumas das principais corporações do mundo, como Ernst & Young, Acceture e BCG, por exemplo. Esta é a história de Osvaldo Lucho Neto, estudante de administração e que integra a International Consulting Network (ICON), uma consultoria global sem fins lucrativos, fundada em 2012, e que, neste mês, promoveu uma reunião entre líderes mundiais na Coreia do Sul.

“A ICON conecta estudantes interdisciplinares através de um time multicultural e os coloca a enfrentar desafios de como é a consultoria estratégica na prática. Junto com membros das universidades, ela treina e guia estudantes de diversas áreas e diferentes momentos da carreira acadêmica; cursando graduação, graduados e estudantes de PhD, são todos qualificados para participar do programa”, explica Neto.

O jovem consultor destaca que entrou para o grupo ao conhecer uma das instituições participantes do programa, a Long Island University (LIU), a convite da vice-reitora, Graziela Fusaro.

“A partir disso, busquei entender melhor como funcionava a estrutura, mas já era meu último dia em Nova York quando disse para ela, Graziela, que gostaria de trazer isso para o Brasil. Recebi então uma missão, já no aeroporto, de traduzir todo o material (3 apresentações com 30 slides cada) e enviar pra ela no outro dia. Passei todo meu voo (9 horas) trabalhando para conseguir chegar de manhã no Brasil e mandar o material. Uma semana depois recebi um e-mail com um convite para participar do próximo ciclo da ICON em Shangai, na China”, afirma.

“Para entrar na ICON, o estudante deve estar dentro de uma universidade parceira. Por enquanto estamos analisando qual será a primeira universidade aqui no Brasil. Até o momento, estamos conversando com a FGV e a PUC-Rio para ver qual melhor se encaixa no perfil. Dentro da faculdade, o estudante passará por um processo seletivo no qual serão analisadas habilidades que eles consideram como “hard/soft skills” e como ele toma decisões em cima de uma situação”, disse.

Ele detalha ainda que os encontros do grupo são conduzidos por 12 semanas, com pesquisa e colaborações sendo realizadas, segundo ele, por meio de uma plataforma digital de gestão com diversos consultores ao redor do mundo. Depois, os estudantes viajam para a instituição que está sediando os projetos, neste ano, a Coreia do Sul, com o intuito de apresentar o resultado final das análises e estudos para as empresas que solicitaram tais iniciativas.

Jovens integrantes da ICON reunidos na Coreia do SulJovens integrantes da ICON reunidos na Coreia do Sul | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Neto conta em quais áreas as estratégias e projetos pensados pelo grupo são aplicadas: “a ICON foca em conduzir pesquisa abrangente de mercado de forma a trazer soluções únicas e criativas para os desafios das empresas. A expertise se baseia na criação de modelos de negócios e estratégias para empresas que operam em indústrias tais como serviços financeiros, telecomunicações, produtos ao consumidor, biotecnologia, etc. O campo de estudo é amplo, mas voltado a trazer resultados”, afirma.

Ele ressalta que as soluções a longo prazo que os projetos da ICON possuem são dinâmicas e sustentáveis, gerando um impacto positivo nas empresas e na sociedade.

“Acredito que temos um modelo dinâmico, sustentável e de alto impacto. Digo dinâmico pois temos a liberdade da web a nosso favor sem barreiras de linguagem, com um time interdisciplinar e sempre aberto a novas ideias. Sustentável, pois sempre buscamos trazer soluções que sejam de baixo impacto ao Meio Ambiente e que sejam a longo prazo. Nosso portfólio abrange todas as indústrias, de todos os tamanhos, com alcance global. Pesquisar, analisar e revisar o modelo de negócio dessas empresas sob vários olhares de diferentes expertises, baseados em dados autênticos, e apresentar esse conteúdo em reuniões semanais com as pessoas que são os verdadeiros tomadores de decisão é estar sempre na vanguarda do impacto”, disse, relatando que no ciclo que ocorreu no Brasil, em 2018, uma das empresas em que ele participou do projeto está colocando em prática as propostas da ICON e obtendo resultados positivos.

Por fim, ele destacou como é levar o nome de Nova Friburgo em todo o mundo.

“É uma honra! Sempre que me perguntam onde moro, digo que curso faculdade no Rio, mas sou de Friburgo. Tenho muito orgulho da nossa cidade", conclui.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.