MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Janaína Botelho assume presidência da Academia Friburguense de Letras

É com um olhar participativo que a historiadora define a gestão que se inicia

Por Vinícius Pereira
11/01/22 - 14:48
Janaína Botelho assume presidência da Academia Friburguense de Letras Janaína Botelho, o prefeito Johnny Maycon e membros da AFL durante a posse | Foto: Divulgação/ALF

Janaína Botelho, primeira historiadora a assumir a presidência da Academia Friburguense de Letras (ALF), tomou posse na última sexta-feira, 7, com a missão de conduzir o espaço de trocas de experiências e pesquisas, zelando pela história e preservando os acervos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

A escritora tem dois livros publicados, “O Cotidiano de Nova Friburgo no final do século 19,” e “História e Memória de Nova Friburgo”, trabalhos elaborados por meio de documentos oficiais, jornais e da memória oral do friburguense.

A Academia Friburguense de Letras conta com três historiadores, sendo a maioria de escritores dedicados à literatura. Para essa nova etapa, Janaína disse ao Portal Multiplix que deseja manter seus traços na hora de transcrever as novas histórias que serão eternizadas para as próximas gerações.

“Pretendo imprimir a marca de meu ofício, evidentemente sem deixar de lado a literatura. Quero ainda produzir o registro oral de um período da história política de Nova Friburgo, desde o prefeito Feliciano Costa até Heródoto Bento de Mello, em parceria com o professor Jorge Carvalho, ex-secretário de Educação do município."

Primeiros passos

Logo no início da gestão, a presidente informou que planeja executar não só os seus projetos, mas também os de seus parceiros e pessoas que estiverem dispostas a somar.

“Além do trabalho de memória da história política, pretendo executar os projetos de meu vice-presidente Wander Lourenço, que tem uma grande bagagem tanto na literatura como na dramaturgia e no audiovisual. O diretor cultural, médico e acadêmico Alfredo Henrique igualmente irá contribuir com muitas ações e, além disto, muitas pessoas já entraram em contado comigo para apresentar as suas propostas de parceria e vou ouvir a todos."

Pensando no futuro

Mesmo com toda a contribuição que já deu à história da cidade, a escritora pensa em novos projetos. A pesquisa para escrever um novo livro sobre Nova Friburgo no século 19 já começou. Além disso, está previsto para março o lançamento de um novo livro, o romance histórico escrito com o acadêmico George Pacheco, “O fabuloso Dr. Palhares”.

“Peguei a academia muito organizada e estruturada, obra dos acadêmicos Robério Canto, Thereza Malcher e Ordilei Costa, e para o futuro, pretendo entregá-la como a recebi, mas um pouco mais aberta a parcerias com instituições e pessoas de nossa cidade”, finalizou.

Janaína Botelho ficará à frente da AFL no biênio 2022/2023. O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, participou da cerimônia de posse.

“Ficamos honrados pelo convite de estar nesse importante momento dessa instituição histórica de Nova Friburgo, que fomenta o conhecimento, a cultura e a educação. Desejamos um mandato de muita sabedoria e que a Academia Friburguense de Letras continue tão bem representando o nome da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Além do novo desafio na ALF, Janaína também participa como autora convidada do Multiplix Convida, projeto que consiste na publicação de artigos, análises e opiniões dentro do Portal Multiplix.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.