MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Iphan não teria encontrado irregularidade em obra da Estação Livre, em Friburgo

Obra do local foi paralisada a pedido do instituto já que prefeitura não teria informado sobre intervenção na praça, que é tombada

Por Redação Multiplix
04/11/19 - 15:42
Iphan não teria encontrado irregularidade em obra da Estação Livre, em Friburgo Estação Livre teve obra paralisada pelo Iphan no fim de outubro | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não teria encontrado irregularidade na obra de cobertura externa do Centro Cultural César Guinle, a Estação Livre, em Nova Friburgo. A informação foi divulgada pela prefeitura da cidade, após reunião entre o prefeito, Renato Bravo, e o superintendente do Iphan-RJ, Manoel Vieira. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 1º de novembro, no Rio de Janeiro.

“A reunião avaliou, de forma colaborativa, as questões técnicas do projeto elaborado para a cobertura, tendo em vista que o espaço faz parte do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da praça Getúlio Vargas, que é um patrimônio tombado”, diz trecho do comunicado emitido pelo executivo.

Participaram da reunião, além do prefeito, o secretário da Casa Civil Walter Thuler, o subsecretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, e o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Fernando Folly.

Em nota ao portal, o Iphan afirma que a paralisação provisória da obra não se deu por conta de irregularidade, mas porque foi iniciada sem que o projeto tivesse sido analisado e aprovado pelo órgão.

Ainda de acordo com o Iphan, a reunião da última sexta serviu para esclarecer as demandas do instituto e que as providências cabíveis à prefeitura já foram tomadas no sentido de atender as solicitações de apresentação de documentos pelo órgão.

O instituto não deu um prazo para a emissão do parecer final em relação à obra.

*Entenda o caso *

A obra de construção da cobertura no lado norte da Estação Livre foi interrompida no dia 24 de outubro. A determinação partiu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o espaço é tombado e possui valor histórico.

O projeto faz parte do pacotão de obras, anunciado pelo prefeito do município, Renato Bravo, em fevereiro deste ano, que liberou R$ 25,8 milhões para melhorias nas áreas da saúde, cultura, esportes e mobilidade urbana.

O investimento para a instalação das coberturas laterais em todo o território da antiga rodoviária urbana, além de muretas de proteção e passagens para pedestres, é de R$ 1.032.184,16. A obra começou no dia 8 de julho de 2019, e a previsão de término era para 120 dias após o início, ou seja, em dezembro deste ano.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.