MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Instituições, empresas e autoridades de Friburgo se manifestam sobre caso de importunação sexual em ônibus

Homem foi preso acusado de se masturbar ao lado de passageira. No ano passado, nove registros semelhantes foram feitos no Crem

Por Natalia Amorim
02/02/23 - 15:55
Instituições, empresas e autoridades de Friburgo se manifestam sobre caso de importunação sexual em ônibus Acusado foi preso e transferido para o presídio de Benfica, no Rio | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Nesta quinta-feira, dia 2, representantes de empresas de ônibus, instituições e autoridades de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, se posicionaram a respeito de um caso de importunação sexual ocorrido contra uma passageira que viajava em um ônibus intermunicipal, no sentido Rio x Friburgo, na última segunda, dia 30.

De acordo com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a vítima percebeu que o homem que estava sentado ao seu lado se masturbava durante o trajeto. Ela comunicou ao motorista, que seguiu até o posto policial de Mury, distrito de Friburgo, e denunciou o crime.

O acusado foi preso e transferido para o presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

A pena, neste caso, é de um a cinco anos de detenção.

A vereadora Maiara Felício (PT), amiga da vítima, se posicionou a respeito através das redes sociais. Ela diz estar à disposição para encaminhar denúncias e auxiliar em qualquer caso de violência contra mulher:

Infelizmente, Nova Friburgo tem altos índices de violência contra a mulher e, mais uma vez, estamos iniciando o ano com um caso repugnante contra nós. Estejamos atentos e atentas para que casos como esse não sejam normalizados ou tenham sua importância diminuída.

O ‘Tecle Mulher’, uma rede de mulheres que presta serviço virtual de atendimento a vítimas de violência, também se posicionou e disse que o assédio e violência sexual é um problema grave, que vem acontecendo nas linhas de transporte que servem o município.

E ainda ofereceu suporte, orientação e encaminhamento àquelas que sofrem com abusos, com serviços feitos de forma anônima e gratuita por meio do site:

As importunações que são mais denunciadas se referem às que acontecem dentro dos transportes coletivos como ônibus, trens e carros táxis ou por aplicativos. No entanto, o Assédio Moral e Sexual também acontece em locais como o trabalho e escolas o que torna difícil realizar a prova para denúncia.

A reportagem procurou a Autoviação 1001, empresa responsável pelo ônibus que transportava a vítima e o agressor.

Através da assessoria de comunicação, a empresa falou sobre a conduta do motorista, que garantiu o direito da vítima denunciar o caso e informou ainda que adota procedimentos específicos para casos de importunação sexual:

Quando identificada tal prática, o motorista possui autonomia e treinamento para acolher a pessoa, conduzir o veículo à delegacia mais próxima e contatar a central de suporte para que a empresa envie um representante que acompanhe os envolvidos para registro de boletim de ocorrência. A Auto Viação 1001 preza pela privacidade de seus clientes, segue à disposição das autoridades para esclarecimentos [do caso mencionado] e reforça que repudia qualquer forma de assédio.

Embora o caso tenha acontecido em um ônibus intermunicipal, a Nova Faol, empresa responsável pelo transporte urbano na cidade, disse já ocorreram casos nos coletivos há alguns anos:

O procedimento da empresa assim, que informado ou presenciados casos de importunação sexual, é solicitar ajuda da força policial para conduzir [o suspeito à autoridade policial] e fazer o registro do ocorrido.

Por sua vez, o Centro de Referência da Mulher (Crem), administrado pela prefeitura, diz que foram registrados nove casos de atentado à dignidade sexual no ano passado.

O centro oferece, de forma gratuita, atendimento psicossocial e orientação jurídica para mulheres em situação de violência:

É de extrema importância a realização do registro de ocorrência na Delegacia Especializada da Mulher (Deam). No caso da vítima estar fragilizada diante do ocorrido e não estar pronta para denunciar, o ideal é procurar apoio em local de atendimento especializado. E o Crem está pronto para atender essa mulher nos aspectos psicológico, social e jurídico.

A Deam fica localizada na avenida Presidente Costa e Silva, nº 501, no Centro. O número de contato é o (22) 2533-1694

Já o Crem funciona na av. Alberto Braune, na antiga rodoviária Leopoldina, também no Centro. O telefone é (22) 2525-9226.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.