MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

INSS retoma bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Instituto identificou cerca de 160 mil segurados que deveriam ter feito a prova em fevereiro de 2020

Por Redação Multiplix
14/05/21 - 15:17
INSS retoma bloqueio de benefícios por falta de prova de vida INSS volta a exigir prova de vida para liberar aposentadorias e pensões | Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta semana, que vai voltar a bloquear os benefícios de aposentados e pensionistas por falta de prova de vida a partir do mês de maio.

De acordo com a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União da última quinta-feira, dia 13 de maio, a rotina iniciará com os benefícios em que não houve a realização da comprovação de vida por nenhum canal disponibilizado para tal procedimento, sendo estes selecionados para integrar o primeiro lote do processo de comprovação de vida por biometria facial.

O INSS identificou cerca de 160 mil segurados que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020.

Esses beneficiários podem fazer o procedimento de forma remota nos aplicativos Meu INSS e Meu gov.br, evitando desta forma o bloqueio de seus benefícios.

O INSS destaca que as provas realizadas junto às instituições financeiras continuam válidas e podem ser feitas normalmente.

A prova de vida deve ser realizada anualmente pelos segurados do INSS.

Cronograma

A partir de junho, o bloqueio resultante da falta de prova de vida dos demais residentes no Brasil seguirá de forma escalonada, de acordo como cronograma abaixo.

Calendário para realizar a prova de vida foi divulgado nesta semanaCalendário para realizar a prova de vida foi divulgado nesta semana | Arte: Reprodução/Agência Brasil

Biometria facial

Ampliada no último mês de fevereiro para cerca de 5,3 milhões de segurados, a prova de vida por biometria facial está disponível através do aplicativo “Meu INSS” e no site Meu gov.br.

Para mais informações, os interessados podem consultar a página do INSS ou o canal do INSS no YouTube.

Beneficiários no exterior

Para os residentes no exterior, o INSS divulgará um novo ato com orientações e prazos específicos.

No entanto, cabe destacar que não há impedimento para que sejam encaminhadas ao INSS, pelo residente no exterior, as provas de vida realizadas perante as representações diplomáticas ou consulares brasileiras no exterior ou feitas por intermédio do preenchimento do "Formulário Específico de Atestado de Vida para comprovação perante o INSS”, assinado na presença de um notário público local e devidamente apostilado pelos órgãos designados em cada país, para os casos de residentes em países signatários da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.