MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inscrições para o 2º semestre no Sisu são abertas nesta terça-feira

Sistema usa notas do Enem 2020 para selecionar alunos que estudarão em universidades públicas

Por Redação Multiplix
03/08/21 - 14:10
Inscrições para o 2º semestre no Sisu são abertas nesta terça-feira Inscrições para o segundo semestre no Sisu começam nesta terça | Foto: Banco de Imagem

As inscrições para o segundo semestre no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram nesta terça-feira, 3, e podem ser realizadas até sexta-feira, 6, por meio deste link.

Os resultados serão divulgados já no dia 10. Quem for selecionado tem entre os dias 11 e 16 de agosto para se inscrever em uma universidade. Quem deseja ingressar na lista de espera tem entre os dias 10 e 16 deste mês.

O Sisu é um sistema do Ministério da Educação, onde instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Podem participar todos os alunos que fizeram o Enem 2020 e que tiraram nota maior de zero na redação, os "treineiros" não podem se inscrever no processo de seleção.

O candidato pode escolher até duas opções de curso no sistema e tem até sexta-feira para fazer qualquer alteração. Os cursos escolhidos podem ser na mesma instituição ou em universidades diferentes. Caso aprovado nas duas opções, o candidato pode se matricular apenas na primeira. Se aprovado em uma das instituições, pode se matricular nesta unidade e não tem possibilidade de ficar na lista de espera. Caso não seja contemplado por nenhuma das duas opções, o candidato pode se inscrever na lista de espera e continuar tentando.

As notas serão divulgadas pelo sistema a partir desta quarta-feira, 4, e continuarão sendo postadas uma vez por dia até a sexta, pois as notas mudam a todo momento.

A pontuação do candidato pode aparecer de forma diferente, dependendo da universidade. Isso ocorre porque o Enem tem cinco provas: linguagens, ciências da natureza, ciências humanas, matemática e redação. O peso destas matérias depende do curso. Um aluno que deseja fazer contabilidade, por exemplo, terá peso maior em matemática. Já quem deseja cursar sociologia, o que pesa mais é ciências humanas.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.