MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

INPE alerta que dezembro promete chuvas acima da média

Energisa está preparada para a chegada do período de chuvoso. População também deve ficar atenta.

Por Anunciante
08/12/21 - 16:10
INPE alerta que dezembro promete chuvas acima da média Centro de Operação Integrado da Energisa, onde é feito o monitoramento do sistema elétrico da área de concessão da distribuidora em Nova Friburgo. | Foto: Divulgação/Energisa

Depois de um período com chuvas abaixo da média, em algumas regiões do país, como no Sudeste, o período chuvoso chegou com força. Este fenômeno é muito comum em países tropicais, como é o caso do Brasil, que possui praticamente duas estações ao longo do ano: uma fria e seca e outra quente e chuvosa.

Conforme informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, é importante redobrar a atenção. Isso porque “os modelos climáticos apontam que no mês de dezembro de 2021 os acumulados de chuva tendem a ficar acima da média climatológica do período. Vale ressaltar que neste mês de dezembro inicia o verão, estação com maior ocorrência de tempestades, e com isso os alertas e medidas preventivas em relação aos riscos de fenômenos meteorológicos adversos devem ser redobrados”.

Em anos anteriores, assim como já ocorreu em setembro deste ano em Nova Friburgo, houve registros de tempestades, quedas de árvores e objetos lançados sobre a rede de distribuição. Por isso é preciso ficar atento aos riscos que essas situações trazem e adotar medidas preventivas. “Nós da Energisa nos preparamos com frequência para enfrentar as situações de contingência. Simulamos situações críticas, treinamos nossas equipes, definimos as responsabilidades para atuarmos com agilidade e segurança, minimizando os impactos se algo vier a acontecer. Torcemos sempre para que nada aconteça, mas precisamos estar sempre preparados para todas as situações”, explica Anderson Rabelo, gerente de Operações da Energisa.

Anderson Rabelo, gerente de Operações, no Centro de Operação da Energisa, onde realiza o monitoramento do sistema elétrico da área de concessão.Anderson Rabelo, gerente de Operações, no Centro de Operação da Energisa, onde realiza o monitoramento do sistema elétrico da área de concessão. | Foto: Divulgação/Energisa

Anderson destaca também o quanto é importante a atenção da população em adotar medidas de segurança em dias de chuva e tempestades com raios. “Os raios podem atingir diretamente as pessoas e imóveis ou por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, redes de TV e internet via cabo. Por isso, se perceber uma tempestade se aproximando, o recomendável é retirar todos os equipamentos da tomada e ficar em local seguro. Os ventos, que muitas das vezes chegam a ultrapassar os 60 km/h, podem lançar objetos sobre as redes de energia”, recomenda Rabelo que recomenda um vídeo bem fácil para quem quer se proteger.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil é líder em incidência de raios no mundo, com mais de 75 milhões de descargas para o solo a cada ano. Considerando somente o município de Nova Friburgo, a distribuidora registrou em 2020, 8 mil raios (nuvem-solo).

Dicas para se manter seguro  Para ajudar a garantir a sua segurança e da sua família, a Energisa reuniu algumas dicas preventivas para dias chuvosos. Confira:     

  • Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas; 
  • Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais; 
  • Não utilize chuveiro, torneira elétrica entre outros equipamentos como secador
  • Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Proteja-se dos raios. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas; 
  • Evite ser o ponto mais alto das proximidades ou estar próximo dele; 
  • Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos; 
  • Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres; 
  • Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios.

Em caso de ocorrência com a rede elétrica não toque nos fios caídos e entre em contato com a Energisa pelos canais de atendimento:

  • Aplicativo para celular Energisa On 
  • Gisa: (22) 9 9292-4081 (assistente virtual da Energisa pelo WhatsApp) 
  • Site http://www.energisa.com.br
  • Call Center: 0800 032 0196

É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.