MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Infraestrutura para aproveitar o rico potencial turístico de Nova Friburgo

Ex-secretário de Turismo explica as necessidades atuais do setor no município da Região Serrana

Por Matheus Oliveira
22/10/20 - 11:05
Infraestrutura para aproveitar o rico potencial turístico de Nova Friburgo Cão sentado é uma das atrações turísticas de Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Com belas paisagens naturais, formações rochosas como o Cão Sentado, cachoeiras, rios e florestas, as atrações de Lumiar e São Pedro, os muitos artistas residentes e eventos, além do clima ameno da serra fluminense, a cidade de Nova Friburgo possui um vasto potencial turístico, chamando a atenção de visitantes de todo o país e, também, do mundo. Em meio à pandemia e nos últimos anos, o setor busca superar dificuldades. Para conhecer as necessidades, o Portal Multiplix entrevistou o ex-secretário de Turismo da cidade, Nauro Grehs.

Segundo Nauro, uma tendência mundial do turismo é o fortalecimento do turismo regional, unindo o lazer à cultura local, algo que na visão dele, Nova Friburgo tem possibilidades de sobra.

“Então, essa é uma grande demanda: lazer com qualidade de vida. Cada vez vai ser mais importante para o turismo a experiência que se tem com os turistas, vivenciando a cultura local, se integrando aos nossos hábitos, e nisso Friburgo é rica. Essa cultura autêntica, real, tem que ser, cada vez mais, a base do turismo. Um exemplo é dar a chance do visitante de andar pela cidade, que seja a pé ou de bicicleta, quando ela vai estar em vários locais da cidade, vendo o modo de viver do friburguense, se integrando, e até praticando esportes”, declara.

Para Nauro, é a qualidade de vida que faz a diferença.

“Você tem que ter um ambiente! Como você pode fazer esse tipo de projeto para o turismo? Primeiro você tem que melhorar a qualidade de vida, transformar a imagem da cidade. A gente tem que entender o que o polo emissor pensa da gente, isso é muito importante. Nós estamos a 300 km do Rio de Janeiro, de Macaé e outras cidades importantes. Temos que saber o que eles pensam da gente. Esse é um trabalho que tem que ser feito. Não é o que nós pensamos de nós que será vendido, mas o que o cliente pensa”, complementa.

Ele explica ainda que para explorar todo o potencial turístico da cidade, que já teve a segunda maior festa da cerveja do Brasil, é necessário conscientizar a sociedade da importância do turismo.

“Não podemos achar que é uma simples cachoeira que se tem em vários locais da cidade. É a sensação de tomar banho nessa cachoeira, de ter acessibilidade, viver aquela emoção, as sensações que ela te traz”, afirma.

Nauro destaca que para atender as demandas e fazer o potencial turístico da cidade ser explorado em seu potencial máximo, é necessário criar infraestrutura.

“O poder público tem que criar infraestrutura. Ele pode criar, por exemplo, leis de incentivo. Em Friburgo nós temos a lei da cerveja artesanal. É uma lei que tem uma série de coisas que foram pensadas, aproveitando, transformando a cultura cervejeira, criando uma cultura cervejeira para que possa ser explorado isso turisticamente. O que é que seria isso? Eu posso fazer cerveja em qualquer lugar do mundo tendo água. A água pode ser quimicamente tratada em qualquer lugar, porém a região serrana tem aquela coisa da água boa, cristalina. Então, isso eu posso usar, e vender que a minha cerveja é diferenciada, não tenho que provar nada para ninguém, eu posso usar. Mas, para isso, eu tenho que criar cultura, o cara tem que chegar à Nova Friburgo e saber que vai encontrar receitas de cervejas diferentes, que o preço da cerveja é diverso, ele vai ter visitação e vai aprender como faz cerveja”, explica Nauro.

Ele enumera ainda outras formas do Executivo fomentar o turismo local.

“Você pode criar também, por exemplo, ciclovias turísticas, circuitos de bike, de carros, você pode incentivar empresários a investir no turismo. Podemos citar um restaurante faz parte da cadeia turística mas não vive de turismo. Mas ele tem que ter um incentivo para atrair o turismo, para criar uma experiência diferente no turismo. Então, isso o poder público pode fazer. Tem que criar um ambiente para determinados segmentos de turismo”, finaliza.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.