MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

“O interior será prioridade no meu governo”, afirma Índio da Costa

Na segunda parte da entrevista ao Portal Multiplix, candidato a governador do PSD fala sobre suas ideias sobre o interior do RJ

Por Matheus Oliveira
17/08/18 - 17:07
“O interior será prioridade no meu governo”, afirma Índio da Costa Índio da Costa: “O interior será prioridade no meu governo”. | Foto: Divulgação/Alessandro Costa

Como forma de contribuir para o debate de ideias e propostas, e ajudar o eleitor fluminense a definir seu voto, o Portal Multiplix abre espaço para entrevistas com os candidatos a governador do estado do Rio de Janeiro. As entrevistas serão divididas sempre em duas publicações.

Candidato do Partido Social Democrata (PSD) ao Governo do Estado, Índio da Costa, além de priorizar a segurança pública pretende investir na economia do interior do estado, reforçando segmentos como o Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo.

“Em primeiro lugar quero ouvir a sociedade, quais os anseios, o que deseja. É a nossa gente e sua garra que vão somar para o Rio voltar a crescer. Cada lugar que visito fico mais certo disso. Confirmei mais uma vez, que as pessoas estão dispostas a ajudar na recuperação do Estado ao conversar com moradores de Nova Friburgo e Macuco, quando visitei a região em julho. A visita começou com um encontro com lideranças da região e terminou em uma feira de moda íntima. Essa é uma das principais atividades econômicas da região, que têm o empreendedorismo como marca. Vejo que sobra disposição e criatividade para o povo, só falta um governo que não atrapalhe”, declarou, complementando.

“Como Deputado Federal, eu apresentei duas emendas que beneficiaram Nova Friburgo. A primeira, para a criação do Galpão Gastronômico da cidade e a segunda para a área de Saúde. O interior será prioridade no meu governo porque é desta região que vem a força para o desenvolvimento econômico do estado do Rio. O Rio precisa gerar emprego e renda. O governador tem de ter este desafio no seu plano de governo. O Rio de Janeiro tem um enorme potencial econômico, industrial e de turismo. Friburgo com seu clima e beleza natural tem atrações que precisam ser incentivadas e divulgadas”, destacou.

Educação

Ele também esclareceu que buscará valorizar a educação apostando em um trabalho integrado com as Prefeituras. “Também não existe educação sem segurança. No Rio temos muitas áreas conflagradas. Quando tem tiroteio, as crianças precisam se esconder embaixo das cadeiras, nos corredores. Como eles conseguem estudar desse jeito? Vou garantir a segurança nas escolas e creches. Segurança é o primeiro passo. Com segurança você consegue reduzir as desigualdades e investir na educação. A escola tem que funcionar. O Governo do Estado é responsável pelo Ensino Médio e é neste segmento onde se verifica a maior taxa de evasão escolar. Para os que permanecem, o rendimento escolar é muito baixo e atrasado. O problema acontece por motivos que vão desde a gravidez precoce até a falta de escola e o desânimo por estudar”, destacou.
Meio Ambiente Com uma grande reserva ambiental e muitas áreas verdes no território fluminense, o advogado pretende utilizar sua experiência para preservar a biodiversidade da região e evitar tragédias climáticas como a de 2011.

“Proteger as nossas matas, rios e a rica biodiversidade do Estado do Rio de Janeiro é nossa obrigação. Fui Secretário do Meio Ambiente e conheço de perto os problemas que atingem estas regiões. A falta de fiscalização dos governos, a ausência de uma política habitacional e a ocupação desordenada das encostas e beiras de rios produziram áreas de risco que se transformaram em tragédias anunciadas, como a que ocorreu em 2011. Como governador, não posso permitir esta ausência de controle, vou fiscalizar e cobrar das prefeituras e dos órgãos envolvidos o monitoramento das nossas áreas de proteção, como o Parque Estadual dos Três Picos”, contou.

Saúde

Índio da Costa também enfatizou quais serão suas prioridades de investimento na saúde do estado, que enfrenta dificuldades de atendimento em todo o território, apostando em um trabalho de prevenção e capacitação técnica.

“Outro grande problema nas redes de saúde do estado é a falta de atendimento. Precisamos priorizar uma política de saúde preventiva e desta forma evitar que as pessoas acabem doentes nas filas dos postos ou dos hospitais. Há situações que podem ser perfeitamente controladas e acabam como casos graves e até mortes. Só quem passa por isto é que tem noção. É um quadro desesperador de gente pelos corredores, em macas, nas filas, sem remédios e profissionais para o atendimento correto e humano. Isto só será possível com gestão séria, com profissionais tecnicamente qualificados e não indicados por políticos. A população paga impostos e espera retorno na melhoria da qualidade do atendimento dos serviços públicos. Então, precisa de Ficha Limpa para governar. Eu posso falar porque eu fui o relator da Lei da Ficha Limpa e lutei para aprova-la contra uma imensa maioria de políticos. A sociedade exige e espera um governo transparente e que use o dinheiro do contribuinte para devolver em serviços públicos. É preciso ter um governador que governe com responsabilidade de não roubar e não deixar roubar. Eu farei assim porque eu sou assim. Farei um governo Ficha Limpa”, revelou.

Esporte

Desta maneira, ele também pretende incluir o esporte como uma ferramenta que gera saúde e qualidade de vida para a população, além de oferecer um futuro melhor para crianças de comunidades carentes.

“O esporte é uma espetacular ferramenta de inclusão social e será prioridade no meu governo. Quero, antes de mais nada, através do esporte, atrair milhares de jovens que, se não têm motivação e um norte, acabam arregimentados pelo tráfico de drogas. Nas comunidades carentes, por exemplo, podemos desenvolver projetos de incentivo em diversas modalidades esportivas, por meio de parcerias com clubes, marcas e atletas interessados em promover o esporte. Tenho certeza de que muitos atletas serão descobertos e se destacarão em alguma modalidade. Nas escolas do estado vamos priorizar o ensino da Educação Física como fator de socialização e motivação entre os alunos. O esporte também atrai a paz”, finalizou.

Leia a primeira parte da entrevista com o candidato a governador, Índio da Costa. Confira aqui!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.