MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Incêndio controlado: área com mais de 120 hectares é destruída pelo fogo em Cabo Frio

Trabalho intenso de 50 militares durou três dias; Inea suspeita de crime ambiental

Por Vinícius Pereira
14/11/22 - 11:18
Incêndio controlado: área com mais de 120 hectares é destruída pelo fogo em Cabo Frio Incêndio causou grandes danos ao meio ambiente | Foto: Jhony Bianch

Cerca de 120 hectares de mata foram queimados durante um incêndio dentro de uma área de preservação ambiental nas Dunas do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio.

As chamas foram controladas após três dias de combate. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) suspeita que o incêndio tenha sido criminoso.

A mata atingida faz parte da área de Proteção Ambiental Estadual do Pau-Brasil (APA Pau-Brasil). Uma grande operação precisou ser montada para apagar o fogo que começou na quinta-feira, 10.

Ao todo, 50 bombeiros dos batalhões de Cabo Frio, Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia trabalharam na ação.

Um helicóptero da Marinha foi utilizado para captar a água do mar e Guarda-Parques do Inea também acompanharam toda a operação.

As equipes continuam monitorando o local para impedir o surgimento de novos focos de incêndios. Não houve feridos.

O caso está sendo apurado pela 126ª Delegacia de Polícia Civil de Cabo Frio. O Portal Multiplix aguarda informações sobre os desdobramentos das investigações.

Fogo chegou próximo a casas e escola municipal

Moradores do bairro Peró e os responsáveis pela Escola Municipal Professor Oswaldo Santa Rosa, no bairro Guriri, ficaram assustados com a rapidez em que o fogo se espalhou. As chamas chegaram muito perto do muro da unidade escolar.

A bióloga Jaqueline Brum mora perto do local do incêndio e disse que o fogo podia ser visto da janela de casa:

“Foi desesperador ver a nossa vegetação ardendo em chamas. Eu moro em frente e acompanhei todo o processo. É muito triste e preocupante o descaso com a natureza. Moramos em lugar incrível, estamos cercados por uma natureza exuberante e rica, o que atrai os olhares capitalistas para o mercado imobiliário. Só de imaginar os impactos negativos, catastróficos e mortíferos para a fauna e flora local gera uma dor e uma angústia sem tamanho. Eu sofri junto, chorei e me indignei com tanta queimada e destruição”, desabafou Jaqueline.

Por meio de nota, a Prefeitura de Cabo Frio agradeceu a ação das equipes:

“A Secretaria de Educação e a equipe diretiva da unidade escolar agradecem imensamente a coragem e a determinação da equipe de militares que esteve no local, impedindo que o fogo chegasse às dependências da escola”, ressaltou a nota.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.