MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Inadimplência em Nova Friburgo: cidade tem mais de 57 mil pessoas endividadas

As principais contas não pagas são de cartões de crédito e bancos; consultor financeiro dá dicas para se organizar

Por Kessia Coutinho
27/06/22 - 10:25
Inadimplência em Nova Friburgo: cidade tem mais de 57 mil pessoas endividadas País chegou a bater recorde com mais de 66,1 milhões de consumidores com o nome negativado | Foto: Reprodução/Marcello Casal Jr (Agência Brasil)

O indicador de inadimplência da Serasa Experian mostra que, desde o início deste ano, mais de 2 milhões de consumidores entraram para a lista de endividados no país.

Só em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, com base nos últimos dados disponibilizados também pela Serasa, foram registrados no mês de março deste ano mais de 57 mil cidadãos em situação de inadimplência.

Neste mesmo mês, em 2021, o número era menor. Foram contabilizados 56.603 moradores inadimplentes na cidade.

De acordo com a última atualização do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nova Friburgo tem 191.664 moradores.

Dívidas no RJ

Em todo o estado do Rio, também no mês de março, os números indicam que a maior parte das dívidas foi com bancos e cartões de crédito, com 31,07%.

Já as dívidas com água, gás e eletricidade ocupam a segunda posição, com 25,21%.

Em terceiro lugar ficaram as dívidas relativas a serviços de telecom e a quarta posição ficou com o varejo, com respectivamente, 10,24% e 6,67%.

Números no Brasil

Em abril, o país chegou a bater recorde com mais de 66,1 milhões de consumidores com o nome negativado.

Esse é o maior número desde o início da série história do índice, que começou em 2016.

A soma total das dívidas no país chegou a R$ 271,6 bilhões e, de acordo com a Serasa, já era uma “movimentação esperada”.

Dicas de especialista

O consultor financeiro, Gabriel Alves, explica que quem já está endividado deve avaliar os valores para começar a quitá-los:

"Primeiro de tudo é mapear as dívidas. Se for uma dívida só, basta se planejar para quitar essa dívida. Com mais de uma, a ideia é selecionar qual é a mais cara, com o maior juros ou até mesmo para fazer uma análise mais crucial, do custo efetivo total maior. A dívida mais cara não necessariamente é a dívida com maior valor de parcela, mas é a dívida que te cobram juros maior", explica o consultor.

Uma outra dica do especialista é se organizar para não entrar em novas dívidas:

"Para se livrar das dívidas e necessário fazer planejamento um financeiro e mapear qual é o custo do dia a dia, de vida, familiar para quem vive em família. É botar realmente na ponta do lápis. Abrir uma uma planilha de Excel ou um caderninho e ponderar tudo. Descobrir quais são as despesas fixas obrigatórias e as variáveis e começar a fazer cortes ou buscar novas fontes de receita", finaliza Gabriel.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.