MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Idosos de asilo em Teresópolis estão recebendo terapia com cães

O projeto pretende oferecer visitas semanais com cães às instituições

Por Redação Multiplix
16/04/19 - 15:09
Idosos de asilo em Teresópolis estão recebendo terapia com cães A Mansão dos Velhinhos, no bairro de Pimenteiras, em Teresópolis, é o primeiro local a receber a Cinoterapia | Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresópolis

O vínculo afetivo entre os cães e os seres humanos também têm poder curativo e, desde o séc. XVIII, na Inglaterra, observou-se que o convívio com esses animais poderia trazer benefícios psicológicos, sociais e pedagógicos, auxiliando no tratamento de pacientes com diversos tipos de doenças. O nome dessa terapia chama-se Cinoterapia. Na última segunda-feira, 15 de abril, a Prefeitura de Teresópolis começou a utilizar cães como coterapeutas em sessões de tratamento em asilos e ambientes hospitalares para interagir com idosos e crianças.

A ideia do projeto é oferecer visitas semanais às instituições com os cães das raças Pastor Alemão, Holandês e Malinois. A Mansão dos Velhinhos, em Pimenteiras, foi o primeiro local a receber o projeto. Para a coordenadora da instituição, Lorraine Achou, o projeto vai trazer inúmeros benefícios para os 51 idosos que vivem na mansão. “É uma iniciativa muito legal pois, aqui dentro, nossos velhinhos nunca tiveram esse contato com animais. Com isso, eles terão lembranças da infância, sentimentos novos e contato toda semana com esses animais”, diz.

O projeto nasceu através da Guarda Civil Municipal, que conta com a equipe K9 de patrulhamento canino nas praças, escolas e locais públicos, além de auxiliar as forças de segurança em detecção de drogas.

“Através da troca de experiência com outros canis resolvemos ampliar a ação da Companhia de Cães com a implantação da Cinoterapia. Pegamos o modelo da Guarda de Petrópolis e adaptamos à nossa realidade”, afirma o comandante da Guarda Civil Municipal de Teresópolis, Gil Wellington.

A Cinoterapia também é conhecida por Terapia Assistida por Animais (TAA), Pet Terapia, Terapia Facilitada por Cães (TFC), Terapia Facilitada por Animais (TFA), Zooterapia e Fisioterapia Assistida por Animais (FAA).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.