MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Idoso morre por demora no atendimento em Lumiar

Homem de 63 anos passou mal e socorro demorou cerca de 40 minutos para chegar ao distrito de Nova Friburgo

Por Matheus Oliveira
14/08/18 - 14:43
Idoso morre por demora no atendimento em Lumiar Distrito de Lumiar é um dos principais destinos turísticos de Nova Friburgo. | Foto: Anderson Frez

Um idoso de 63 anos passou mal, demorou para ser socorrido e acabou morrendo no último domingo, dia 12 de agosto, no distrito de Lumiar, em Nova Friburgo. Esta foi a terceira morte por falta de ambulância na região neste ano.

Segundo informações da Associação de Moradores de Lumiar, o idoso já possuía problema de saúde e começou a se sentir mal. A ambulância estava em São Pedro da Serra e foi acionada às 6h, mas chegou apenas às 6h40. A entrada no Hospital Municipal Raul Sertã se deu por volta das 7h40, com o homem já morto.

“Os socorristas não tinham maca, que estava quebrada e teve que ficar na ambulância. O idoso foi levado do quarto para a unidade móvel por um lençol. O veículo era uma Fiorino, e o senhor, ao ser colocado na maca, teve que dobrar as pernas”, revelou a presidente da Associação de Moradores de Lumiar, Silvia Faltz.

Ela também destacou que em 28 de fevereiro deste ano, a Associação de Moradores protocolou um ofício na Prefeitura, solicitando uma ambulância para a localidade. Em maio, novo ofício protocolado, desta vez, na Secretaria de Saúde, com mesmo pedido. Em julho, foi aberta uma ação civil pública no Ministério Público. No documento ajuizado, é pedido ao órgão, ações e fiscalização para atender a demanda da população.

De acordo com os representantes dos moradores, cerca de 15 mil pessoas vivem na região, incluindo os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, e as localidades de Toca da Onça, Boa Esperança e Rio Bonito, entre outras. A Associação de Moradores de Lumiar informou que a Prefeitura agendou uma reunião com os residentes do local para o dia 4 de outubro.

A cidade possui apenas três ambulâncias para atender emergências. Duas delas são do Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, que não está 100% implantado na cidade. As unidades chegaram a Friburgo em 2011, e ficaram estacionadas no quartel do Corpo de Bombeiros, sendo transferidas posteriormente para uma área reservada no pátio próximo ao Hospital Municipal Raul Sertã, com o Poder Executivo conseguindo a utilização das mesmas.

As ambulâncias da Samu devem estar tripuladas por uma equipe multidisciplinar que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Esses profissionais ainda precisam ser contratados e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será realizado um processo seletivo para incorporar esses profissionais.

A outra unidade disponível é do Corpo de Bombeiros, que auxilia nos atendimentos emergenciais, priorizando casos como acidentes de trânsito, vítimas de trauma, vítimas de perfuração por arma de fogo (PAF) e emergências clínicas, como infarto e mal súbito, por exemplo.

Em nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a ambulância que atende aos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra fez o socorro do paciente prontamente, conduzindo-o para o atendimento no Hospital Municipal Raul Sertã. Já as equipes da unidade informaram que o paciente Sergio Sidrak já estava em óbito quando deu entrada no hospital, às 7h40. O laudo médico atestou causa da morte suspeita e indeterminada. A Secretaria Municipal de Saúde afirmou ainda que está consertando uma ambulância (Amarok) que ficará à disposição dos moradores de Lumiar em aproximadamente um mês. A unidade será equipada com todo material necessário para atendimentos de urgência e contará com enfermeiro 24 horas.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.