MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hospital Raul Sertã aumenta número de leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19

Informação foi divulgada pela prefeitura. Unidade de saúde de Nova Friburgo recebe 10 novas vagas em parceria com a SES

Por Redação Multiplix
04/08/20 - 14:54
Hospital Raul Sertã aumenta número de leitos de UTI disponíveis para pacientes com Covid-19 Hospital Municipal Raul Sertã possui 20 leitos de UTI disponíveis para infectados pelo novo coronavírus | Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo disponibilizou mais 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Municipal Raul Sertã para tratamento de pacientes com Covid-19. Com os novos leitos, a unidade dispõe atualmente 20 leitos exclusivos de UTI, além dos semi-intensivos e enfermarias.

A informação foi divulgada pela prefeitura, que finalizou os entendimentos com o estado. Um representante da Secretaria de Estado de Saúde (SES) esteve no Hospital Raul Sertã a fim de acertar os detalhes finais.

De acordo como executivo, a direção-geral do hospital providenciou, para abrigar os novos leitos, uma área específica que passou por readequação para recebimento dos novos equipamentos.

As tratativas iniciaram-se a partir da solicitação da promotora Claudia Canto Condack, da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, que sugeriu a viabilidade da cessão provisória de profissionais de saúde já contratados pelo Estado do Rio de Janeiro para atuação no Hospital de Campanha, em Nova Friburgo, ao Hospital Municipal Raul Sertã, com esses profissionais sendo remunerados pelo governo estadual sem a devida contraprestação do serviço.

No entanto, como os profissionais estavam contratados por terceiros, a cessão não foi possível.

A partir de então, as tratativas entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado se iniciaram e foi possível que, com a colaboração, a partir da contratação temporária de profissionais, doação de insumos, equipamentos e empréstimo de equipamentos para que os dez leitos negociados fossem abertos e regulados.

“Estamos apoiando o Hospital Municipal Raul Sertã, o que possibilitou a abertura de dez novos leitos de UTI no referido hospital. O apoio consiste também na doação de medicamentos e EPIs, bem como empréstimo de itens, como bombas de infusão, os quais serão posteriormente doados ao Município. Vale ressaltar que também foram alocadas equipes de profissionais de saúde, correspondente ao número de leitos da unidade”, explica.

O subsecretário geral da Secretaria de Estado de Saúde, Gustavo Emilio Arcos Campos, ressalta que também foram alocadas equipes de profissionais de saúde, correspondente ao número de leitos da unidade. Mas se preciso, serão contratualizados leitos privados.

“Sobre a viabilidade do Estado do Rio de Janeiro colaborar com a contratação de leitos junto à rede privada, para atendimento aos usuários do SUS no Município de Nova Friburgo, existe sim a possibilidade de contratação de leitos privados conforme disponibilidade e regularização do serviço”.

Os dez novos leitos de UTI Covid, do Hospital Municipal Raul Sertã, já figuram nos boletins da Taxa de Ocupação de Leitos dos Hospitais do município desde o sábado, dia 1º de agosto de 2020.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.