MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hora de otimizar o trabalho como home office

Conheça ferramentas que facilitam sua organização fora do ambiente tradicional de trabalho

Por Ana Blue
06/08/18 - 09:16
Hora de otimizar o trabalho como home office Conheça ferramentas que facilitam sua organização fora do ambiente tradicional de trabalho. | Foto: Banco de Imagem

Relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho e pela Eurofound, intitulado ‘Trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar: efeitos sobre o mundo do trabalho’, confirmou o que a gente já sabe: o número de empresas que aderem ao trabalho remoto vem crescendo desde os anos 2000. Essa tendência se deve principalmente ao desenvolvimento de tecnologias que permitem que o trabalho possa ser feito de qualquer lugar, dependendo apenas dos dispositivos e de uma conexão estável com a internet.

O estudo indica que o trabalho remoto permite a otimização do tempo do trabalhador. Mas, ao mesmo tempo, diminui os limites entre a demanda profissional e a vida pessoal, caso não haja uma certa disciplina e organização do tempo e do local de trabalho. Aliás, a expressão mais utilizada para definir o trabalho a distância é home office, porém, não significa que ele será feito só em casa. Tendo os dispositivos e a conexão, qualquer lugar é lugar. Inclusive, para isso existem os coworkings, que são uma espécie de ambiente profissional compartilhado. Uma coisa é certa: independentemente do local, para quem trabalha a distância, essencial é ter disciplina, controle e organização.

No Brasil, estima-se que já sejam mais de 12 milhões de pessoas usufruindo das dores e delícias de não ter que se deslocar diariamente para uma empresa. Mas, como é possível ter a organização e a disciplina necessárias para prestar um bom serviço?

Para facilitar a vida dos profissionais remotos, o mercado lançou ao longo dos últimos anos diversas ferramentas online de fácil acesso e que funcionam individualmente e também entre grupos, integrando os membros de uma equipe onde quer que cada um esteja. É o caso do Slack, por exemplo, uma plataforma que funciona como uma rede social, com chats de bate-papo com diferentes tópicos. É possível ainda compartilhar documentos e mensagens e utilizar recursos de voz e vídeo com os outros usuários. É simples, rápido e o melhor: eficaz.

Outra solução que contribui de maneira decisiva com os que trabalham à distância é o Trello. A plataforma lista as tarefas que precisam ser realizadas, seus responsáveis e ordem de prioridade das coisas, avisando os envolvidos dos prazos de cada um, o que facilita a gestão do tempo e das atividades. Outra ferramenta amplamente utilizada é o DropBox, que permite salvar arquivos e imagens. Uma das vantagens é que se um arquivo compartilhado é modificado, todos os contatos envolvidos conseguem visualizar essas alterações, e aprová-las ou não.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.