MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hoje é dia de Reis! Tradição de comemorações da folia segue viva em Nova Friburgo

Festividade representa a caminhada dos três reis magos até Belém, cidade em que Jesus nasceu, com objetivo de presenteá-lo

Por Luisa Machado
06/01/20 - 14:12
Hoje é dia de Reis! Tradição de comemorações da folia segue viva em Nova Friburgo Festividades acontecem em homenagem ao caminho percorrido pelos três reis magos em direção a Jesus | Foto: Banco de Imagem

Hoje é dia de folia! Não, o carnaval ainda não chegou, mas as festividades de Folia de Reis já acontecem em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, desde 25 de dezembro de 2019, dia de Natal.

Nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, é comemorado o Dia de Reis que, na religião católica, representa o dia em que Caspar, Melchior e Balthazar, os três reis magos, conseguiram chegar em Belém para comemorar o nascimento de Jesus.

Com o objetivo de celebrar a vida, grupos de pessoas saem às ruas tocando instrumentos e cantando músicas que contam sobre o caminho dos reis até Jesus. Em Nova Friburgo, são diversos grupos de folias espalhados por bairros da cidade, como Olaria, Conselheiro Paulino e Varginha.

No município da serra fluminense, as festas duram até o dia 20 de janeiro, em homenagem a São Sebastião, que é padroeiro do estado. É o que conta João Batista, presidente da Associação dos Grupos de Folias de Reis em Nova Friburgo, e que vive a Folia de Reis desde menino.

“Meu pai trouxe a tradição lá do interior, nas cidades de Sumidouro e Duas Barras, que foi onde ele cresceu. Eu comecei com oito anos, ao lado dele. Fui batedor de caixa, toquei tarol, até que aprendi a rezar as profecias e, com 18 anos, passei a ser mestre da folia”, relembra Batista.

A Associação de Folias de Nova Friburgo foi fundada em 1998 e, desde então, João é o líder da associação desde a fundação, em 1998. De acordo com ele, um dos maiores orgulhos é ter visto a tradição passar para a geração mais jovem.

“Meu sobrinho começou como tarolista aos 10 anos de idade, na folia da família. Hoje ele é professor de música, fez faculdade e sai comigo tocando acordeão pelas ruas, tudo por conta da Folia de Reis”, completa.

As apresentações das folias friburguenses seguem acontecendo na cidade. Nesta segunda, 6, a partir das 20h, alguns grupos se apresentarão na praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino.

Até o final de semana dos dias 18 e 19 de janeiro, durante todos os sábados, a partir das 20h, grupos friburguenses de Folia de Reis se apresentarão no mesmo local, para celebrar o Dia de São Sebastião, comemorado em 20 de janeiro.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.