MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Hemocentro de Nova Friburgo parado por falta de reagentes químicos

Falta de insumos para provar compatibilidade sanguínea faz legisladores encaminharem denúncia aos Ministérios Públicos Estadual e Federal

Por Matheus Oliveira
11/09/18 - 11:04
Hemocentro de Nova Friburgo parado por falta de reagentes químicos Falta de insumos geram problemas na doação de sangue de Nova Friburgo | Reprodução/Redes Sociais (Vereador Marcinho)

Cinco parlamentares de Nova Friburgo denunciaram, através do gabinete do vereador Marcinho (PRB), na última segunda-feira, dia 10 de setembro, a falta de reagentes químicos para a produção de provas de compatibilidade sanguínea e insumos básicos para a realização da doação de sangue no Hemocentro de Nova Friburgo. Segundo o documento apresentado aos Ministérios Públicos Estadual e Federal, a unidade teve suas atividades suspensas em razão do problema.

Foto: Amanda Tinoco / Arquivo

O documento assinado por cinco vereadores – Professor Pierre (PSOL), Johnny Maycon (PRB), Zezinho do Caminhão (PSOL), Wellington Moreira (MDB) e Marcinho (PRB)- ainda ressalta que muitos doadores vão ao local e não conseguem fazer a doação de sangue. Cabe destacar que o Hemocentro de Nova Friburgo atende a 10 municípios e abastece as unidades de saúde de Nova Friburgo, como o Hospital Municipal Raul Sertã e a Maternidade Doutor Mário Dutra. A reportagem ouviu doadores que confirmaram a atual situação do órgão.

Marcinho contou que recebeu a denúncia sobre o corrido na parte da manhã de segunda-feira, 10, e que convidou Zezinho do Caminhão e Wellington Moreira para visitar o Hemocentro, onde constataram o problema enfrentado pela unidade e, posteriormente, encaminharam denúncia para o MPRJ e o MPF.

O vereador Zezinho do Caminhão detalhou a situação do Hemocentro e destacou que oficiou o Poder Executivo a respeito do quadro atual da instituição no mês passado.

“A partir da meia-noite de segunda-feira, não havia nenhuma gota de sangue para ser utilizado em qualquer paciente grave que necessitasse de cirurgia, por exemplo. A irresponsabilidade do governo municipal junto com o secretário Christiano Huguenin nos levou a essa situação. Nós fizemos um levantamento e existem bolsas de sangue que correm o risco de serem jogadas fora pela falta de reagentes. O secretário de saúde e o prefeito foram alertados no dia 20 de que existia essa possibilidade e não fizeram nada. Se acontecer algo grave, o paciente terá que ser removido, se tiver tempo, para outra cidade ou virá a óbito no hospital. Denunciamos este problema para o Ministério Público Federal e Estadual que já começou a tomar providências”, declarou.

O parlamentar Wellington Moreira, que é presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, afirmou que o MP irá tomar atitudes relacionadas ao caso.

“Fizemos a denúncia ao MP federal e estadual no final do expediente, mas o plantão deles é apenas no Rio de Janeiro e aqui em Nova Friburgo eles abrem às 11h (de terça-feira). Acredito que a partir deste horário, eles tomem medidas a respeito desta situação”, revelou.

Posição do MPRJ

No final da tarde desta terça-feira, 11, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro enviou nota à imprensa confirmando ter tomado ciência do fato através da representação protocolada pelos parlamenteares. O órgão informa ainda que solicitou esclarecimentos à Prefeitura, que tem 48 horas para responder.

Posição da Prefeitura

A reportagem entrou em contato com o Executivo Municipal, que reconheceu que houve atraso no pagamento da empresa que fornece o material em questão. Mas, de acordo com a Prefeitura, a situação deve ser regularizada ainda nesta terça-feira, 11.

Segundo a Secretaria de Saúde, o estoque atual do hemocentro é de 180 bolsas de sangue e “nenhum procedimento será prejudicado, como cirurgias programadas, emergências, bem como o tratamento de soropositivos e de pessoas em hemodiálise”.

Atualização

Em nova nota enviada à imprensa no final da tarde desta terça-feira, a Prefeitura informou o seguinte: "A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo informa que já regularizou, nesta terça-feira (11), a situação com a empresa fornecedora do reagente para o Hemocentro. Sendo assim, a previsão é que o material seja entregue e a coleta de sangue retomada em até 48 horas. Cabe salientar que o Hemocentro ainda dispõe de 108 bolsas de sangue para atendimentos e que nenhum procedimento, como cirurgias programadas, emergências ou tratamentos regulares para pacientes soropositivos e renais, foi prejudicado".


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.