MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Helicópteros dos Bombeiros previnem propagação de fogo em vegetação na Região Serrana

Operação Extinctus visa combater propagação de queimadas em período seco na serra fluminense

Por Matheus Oliveira
15/08/19 - 14:49
Helicópteros dos Bombeiros previnem propagação de fogo em vegetação na Região Serrana Inverno friburguense vem registrando um alto número de queimadas neste ano | Foto: Divulgação/Governo do Estado

Com o objetivo de se antecipar às adversidades, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) baseou um socorro aéreo em Nova Friburgo para atender a Região Serrana. A localidade é propícia a queimadas, conforme apontam os mapeamentos já feitos pela Defesa Civil do Estado.

Denominada de Operação Extinctus, a ação conta com duas aeronaves que se revezam. Esses equipamentos e as tripulações foram fundamentais para que 75% dos focos de incêndio em áreas verdes e de preservação fossem extintos antes mesmo do acionamento, via 193, desde o mês passado.

“Nosso planejamento estabeleceu sobrevoos em locais recorrentes de propagação. O helicóptero sobrevoa estes pontos mais vulneráveis e detecta a ocorrência ainda no início, o que nos permite a antecipação do evento, sendo fundamental para a efetividade da ação”, ressaltou o comandante do CBA II – Serrana, coronel Rafael Simão.

“A aeronave fica situada no Jardim Califórnia, para verificar locais onde estejam ocorrendo queimadas. Assim, conseguimos colocar equipes em locais que são de difícil acesso por terra. Além disso, podemos verificar o solo e pontos em que ele está mais seco e que podem ser focos de incêndios. Isso porque em períodos de umidade baixa, alguns terrenos não absorvem a água necessária e a vegetação fica mais seca, portanto, propícia a propagar queimadas”, afirma o comandante do 6º Grupamento de Bombeiros de Militar (GBM) de Nova Friburgo, tenente-coronel Thiago Alecrim.

O comandante do 6º GBM detalha ainda que apenas na última terça-feira, 13, aconteceram 17 registros de queimadas em Nova Friburgo destruíram uma área de 300.000 m². 19 militares foram destacados para combater os focos de incêndio. De acordo com o comandante Thiago Alecrim, todos os focos foram extintos. Neste ano, ocorreu um total de 422 incêndios na cidade.

A operação Extinctus já utilizou mais de 50 mil litros de água no combate às chamas que atingiram a vegetação nos municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. No total, 20 cidades da Serra são monitoradas pela força-tarefa formada por militares do CBMERJ e brigadistas do ICMBio e IBAMA.

A falta de chuva e a vegetação seca, comuns entre os meses de julho e outubro, facilitam o alastramento de focos de incêndios. A população pode ajudar a prevenir este tipo de ocorrência ao evitar acender fogueiras, queimar lixo no quintal, soltar balões, jogar pontas de cigarro em qualquer ambiente, principalmente, nas estradas próximas à vegetação, e jogar garrafas de vidro em áreas florestais e em beira de estrada. Elas funcionam como lente de aumento para os raios solares, gerando calor.

Quem provoca incêndio está sujeito a pagar multas altas ou até mesmo ser preso, dependendo das consequências dos seus atos. O crime deve ser denunciado pelo telefone da Polícia Militar (190).


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.