MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Governo Federal reconhece situação de emergência em Nova Friburgo devido às chuvas

Medida tem objetivo de facilitar obtenção de recursos para a realizar obras de recuperação de áreas atingidas

Por Redação Multiplix
21/01/20 - 15:30
Governo Federal reconhece situação de emergência em Nova Friburgo devido às chuvas Rua que cedeu no distrito de Amparo, em razão das temporais, será um dos locais que vai receber investimentos | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O ano de 2020, assim como é comum no verão, começou com muitas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. Em razão disso, o governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, na última semana, a cidade de Nova Friburgo em situação de emergência.

Segundo o Executivo, a importância do reconhecimento do governo federal é propiciar que o município, a partir de agora, solicite recursos para a realização de obras de reconstrução e reparos decorrentes das últimas chuvas que assolaram a região serrana do Rio de Janeiro. Os projetos serão enviados de imediato.

Os recursos solicitados serão utilizados em obras nas áreas atingidas, tanto para as vias públicas quanto para assistir às famílias desalojadas. O poder público estima captar um total de R$ 10 milhões para fazer os investimentos necessários.

Obras na estrada do Amparo, no Tiradentes e próximo à curva da morte, e em Olaria, na rua Raul Veiga são algumas das intervenções.

Robson Teixeira, secretário de Defesa Civil, disse que agora é acompanhar os trâmites, que são muitos, e os protocolos e documentações que garantam os recursos.

“É muito importante para a cidade a obtenção desta verba, num momento em que os municípios do Brasil estão encontrando dificuldades financeiras. O governo federal está auxiliando na possibilidade de termos recursos em casos de eventos adversos, que foi o caso da forte chuva que gerou complicações em pontos de Nova Friburgo, e a Prefeitura, por meio do Prefeito Renato Bravo e da Defesa Civil, conseguiu esta possibilidade para o reconhecimento da Situação de Emergência” - concluiu Robson.

Chuvas

A prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico um decreto de situação de emergência, válido por 180 dias, no dia 3 de janeiro.

No documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos e pastas municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas públicas e comuns atingidas, assim como a convocação de voluntários tanto para atuar nas ações de reposta aos desastres como para arrecadação de recursos às vítimas.

A norma estabelece ainda que autoridades administrativas e agentes da Defesa Civil podem ingressar nas residências para prestação de socorro e determinar evacuação, caso precise.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.