MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Gordura trans proibida! Entenda os riscos e quando a medida passa a valer

Determinação foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, 17, pela Anvisa

Por Paula Winter
17/12/19 - 17:31
Gordura trans proibida! Entenda os riscos e quando a medida passa a valer Mercado terá que retirar gordura trans dos alimentos até 2023 | Foto: Banco de Imagem

Você já leu os rótulos dos alimentos consumidos diariamente? Se sim, deve ter notado o termo gordura trans.

O produto agora está banido para uso e consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi feita durante a 31ª Reunião da Diretoria Colegiada e foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, 17 de dezembro.

O processo de adaptação do mercado e implementação funcionará em três etapas, finalizando em 2023, dessa forma:

  • A primeira fase é voltada a limitação do índice de gordura trans na produção industrial de óleos refinados em até 2%. A norma deverá ser totalmente aplicada até o dia 1º de julho de 2021.

  • Nesta mesma data começa a segunda fase, que também limita a 2% a presença de gorduras trans, mas em todos os gêneros alimentícios. Deverá ser aplicada até o dia 1º de janeiro de 2023.

  • A terceira e última fase é voltada ao banimento total da presença de gorduras trans para o consumo. A substância só poderá estar presente para fins industriais.

Perigos da gordura trans

Esse tipo de gordura também é conhecida como gordura vegetal hidrogenada e ácido graxo trans, utilizada para prolongar o prazo de validade de alimentos industrializados, além de melhorar o aspecto dos produtos e eliminar alguns odores.

O seu consumo não traz benefícios ao organismo. Na verdade, a gordura trans está associada ao aumento do colesterol ruim (LDL) e a diminuição do colesterol bom (HDL). Com isso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

Em maio deste ano, a OMS emitiu um alerta que pelo menos 5 bilhões de pessoas no mundo correm o risco de desenvolver essas doenças relacionadas ao consumo desenfreado de gorduras trans.

No Brasil, até setembro de 2019, mais de 289 mil pessoas morreram em decorrência dessas patologias, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Meta da OMS

Com a norma, o Brasil entra na lista dos países que adotam medidas para a diminuição da presença de gorduras trans e segue na meta da Organização Mundial da Saúde, lançada para banir totalmente a presença da substância em alimentos de todo o mundo.

Atualmente, 49 países já contam com medidas regulatórias para restringir os AGTIs nos alimentos e cerca de 14 países já se encontram na listagem das nações que seguem à risca o padrão recomendado pela OMS. Áustria, Canada, Chile, Dinamarca, Guam, Hungria, Islândia, Letônia, Ilhas Marianas do Norte, Noruega, Eslovênia, África do Sul, Tailândia e Estados Unidos compõem a lista.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.