MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Frio e calor no mesmo dia: um prato perfeito para o desenvolvimento de doenças respiratórias

Especialista dá dicas para você se proteger em meio a variação climática

Por Barney Campos
12/11/18 - 14:22
Frio e calor no mesmo dia: um prato perfeito para o desenvolvimento de doenças respiratórias Mudanças bruscas no clima podem contribuir para resfriados ou alergias. | Foto: Banco de Imagem

Mês de novembro: primavera, clima gostoso, calorzinho. Ops! Ficou frio! Ah, que bom! Voltou a esquentar! Esse vai e volta climático causa uma verdadeira confusão em nosso organismo, que reage das mais variadas formas. As doenças respiratórias encontram na variação repentina do tempo um prato cheio para entrar em cena. Mas com alguns cuidados básicos dá pra “sair vivo” dessa situação. Dr Renato Abi-Râmia é pneumologista, e concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Multiplix.

- Quais são as doenças clássicas nesta época do ano? E quais são os sintomas mais comuns?

Dr. Renato Abi-Râmia: Estamos agora em meados da primavera, porém neste ano, com características de inverno. Dessa forma, o resfriado comum é o principal, na maioria das vezes auto-limitando, com sintomas restritos às vias aéreas superiores, dor na garganta, coriza, espirros e mal-estar.

- Em Nova Friburgo tem feito frio e calor intensos no mesmo dia. Como se proteger em meio a esse tempo?

Dr. Renato Abi-Râmia: Evitar aglomerações e lavar constantemente as mãos. Nos portadores de rinite, asma e DPOC, manter os seus tratamentos.

- Reza a lenda que praticar atividade física ajuda a evitar doenças respiratórias? Isso é verdade?

Dr. Renato Abi-Râmia: Cerca de 22% da nossa população é sedentária, o que não é bom. As pessoas que praticam atividades físicas são mais saudáveis, embora não haja nexo causal com doença respiratória.

- Quais as principais dicas para manter a saúde respiratória em dia?

Dr. Renato Abi-Râmia: Além das citadas acima, os portadores de asma, rinite, DPOC e outras patologias respiratórias devem maximizar os seus tratamentos, também com vacinas contra gripe e pneumonias, disponíveis na rede pública.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.