MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Friburgo registra temperaturas mais baixas e menor nível de umidade entre cidades do Brasil

Dados foram verificados nesta quinta e sexta na estação meteorológica do Inmet, em Salinas

Por Kessia Coutinho
24/06/22 - 16:29
Friburgo registra temperaturas mais baixas e menor nível de umidade entre cidades do Brasil Nova Friburgo registrou uma das temperaturas mais baixas no país nesta sexta-feira | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O inverno começou nesta semana e já mudou o clima na Região Serrana do Rio.

Nova Friburgo, por exemplo, foi classificada como o segundo local com a temperatura mais baixa de todo o Brasil, de acordo com os dados registrados pela estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica em Salinas.

Até às 7h desta sexta-feira, 24, a cidade tinha registrado 2,6°C, ficando atrás apenas de Itatiaia, Agulhas Negras, que marcou 1,3°C.

Além de ter uma das temperaturas mais baixas do país, Friburgo também aparece como uma das principais cidades no ranking nacional com as menores taxas de umidade relativa do ar.

Na quinta-feira, 23, Nova Friburgo marcou apenas 17% de umidade.

Segundo a meteorologista do Inmet, Marlene Leal, o nível relativo sempre cai bastante nas cidades serranas nesse período:

É comum que a umidade fique alta no período da manhã, com nevoeiro e névoa úmida. À tarde, ela cai bastante. Como aconteceu ontem, que foi de 17 %. Isso se deve a uma aproximação de frente fria e da altitude de Nova Friburgo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que o ideal é que a umidade fique sempre entre 50% e 70%, mas ocorrem variações:

“Em uma situação de pré frontal (aproximação da frente fria) a temperatura aumenta e a umidade relativa do ar cai, pois é maior a evaporação do ar com o aquecimento”, explica a meteorologista.

Nova Friburgo registrou 17% de umidade nesta quinta-feiraNova Friburgo registrou 17% de umidade nesta quinta-feira | Arte: Reprodução/Inmet

Período de baixa umidade relativa do ar

A baixa umidade do ar pode provocar desconforto quase que de imediato, com o ressecamento das mucosas, em algumas pessoas.

Nesse período, alguns grupos ficam mais vulneráveis a crises de asma e a infecções virais e bacterianas, por exemplo.

Segundo a médica alergista e pediatra Renata Vasconcellos, a baixa umidade do ar pode favorecer o aparecimento de problemas oculares e alergias:

O ar frio e seco prejudica o funcionamento normal do trato respiratório, ele pode ser irritante para as vias aéreas, especialmente nos pacientes alérgicos, já que resseca a mucosa e as secreções.

A alergista Natacha Latini explica que algumas ações básicas podem ajudar os mais vulneráveis a controlar algumas reações alérgicas:

É muito importante aumentar a ingestão de líquidos neste período e fazer uma lavagem nasal para remover alérgenos e irritantes, além de manter a cavidade nasal hidratada. A aplicação de colírios lubrificantes também pode ajudar quem fica com coceira e ressecamento ocular.

Natacha lembra ainda que manter a pele hidratada e evitar a prática de atividade física, entre 10h e 16h, também ajuda. Já o uso de aparelhos umidificadores deve ser feito com cuidado:

Umidificadores de ambiente podem ser usados, mas com cautela. Ambientes muito úmidos favorecem a proliferação dos ácaros e fungos e podem ser gatilhos para as crises alérgicas.

Tempo deve mudar no fim de semana

De acordo com a meteorologista Marlene, uma frente fria que está no Sul vai passar pelo estado e trará pouca chuva, principal com queda de temperatura.

No estado do Rio, as temperaturas em média devem chegar a 22°C.

Nesta sexta e sábado, o tempo deve permanece estável e com queda de temperatura a partir da noite de sábado.

Já no domingo e segunda-feira, 27, as temperaturas devem ficar entre 14°C e 15°C de máxima e mínima entre 6°C e 8°C.

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.